one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Silvio Santos

Imagem:

Compartilhar:

Silvio Santos em 89: "não aparece meu nome na cédula, mas o candidato sou eu"

Criado em 01/07/15 12h42 e atualizado em 01/07/15 12h58
Por Todas as Vozes / Rádio MEC AM - Rio de Janeiro Fonte:Rádios EBC

Enquanto não teve a candidatura impugnada, o maior desafio de Silvio Santos na campanha eleitoral de 1989 era fazer com que seu eleitor entendesse que o nome dele não aparecia na cédula eleitoral, mas que bastava votar em '26 - Corrêa' e o voto seria registrado para o famoso apresentador de TV. Na cédula, estava impresso o nome do candidato do PMB, Partido Municipalista Brasileiro, Armando Corrêa, que, na reta final da campanha, aceitou ser substituído por Silvio no papel de postulante a presidência da República.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Silvio Santos em 89: "não aparece meu nome na cédula, mas o candidato sou eu"

Silvio Santos entrou com o pedido oficial de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral no dia 4 de novembro de 1989. Em 6 de novembro, o PRN, de Fernando Collor, entrou com pedido para a extinção do partido do comunicador. Em 9 de novembro, o TSE impugnou, por unanimidade, o registro do PMB, e anulou a candidatura de Silvio Santos. O PMB deveria comprovar as convenções em nove estados. Só teria comprovado que o procedimento estava corretamente concluído em quatro estados.
 
Com colaboração do escritor e especialista em mercado da comunicação Fernando Morgado, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes mostra áudio da campanha de Silvio no rádio e na TV, em 1989, no qual, entre outras falas pouco comuns nas campanhas daquela época, o dono do SBT dizia ter recebido de presente o jingle, música de campanha, que era uma paródia da abertura de seu programa de TV. Fernando conta também como ocorreu o processo que levou Silvio a se candidatar e relata outras falas curiosas do comunicador.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário