one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Valter Campanato/ABr

Compartilhar:

Distrito Federal cria comitê para prevenção da ocupação de áreas irregulares

Criado em 25/08/15 18h19 e atualizado em 25/08/15 19h21
Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O governo do Distrito Federal criou hoje (25) o Comitê de Governança Territorial do Distrito Federal para garantir a ocupação ordenada e o desenvolvimento planejado do território. “O objetivo é integrar as secretarias para garantir a ocupação ordenada, trabalhando em três frentes: no combate à grilagem e ao parcelamento irregular, na regularização fundiária das diversas cidades de Brasília e, ao mesmo tempo, na oferta de unidades habitacionais, sobretudo para as populações de baixa e média renda”, disse o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Segundo ele, desde o início do ano, o governo do DF já fez diversas operações para o controle fundiário, como a prisão de grileiros, desobstruções de cidades, entrega de escrituras, regularização de condomínios e entrega de unidades habitacionais.

Para ajudar na fiscalização, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) está contratando um serviço que vai fornecer imagens atualizadas, a cada 15 dias, de toda a extensão territorial do DF. Rollemberg explica que o sistema vai emitir alertas sempre que houver alterações, permitindo ações de fiscalização “de forma rápida, evitando a consolidação de novas invasões”.

Ele afirmou que o site da governança vai publicar as áreas críticas de grilagem, alertando a população sobre os riscos de comprar lote ou construir casas nesses locais. “E ninguém vai poder alegar boa fé posteriormente porque todas as informações estarão disponíveis”, disse.

Sobre a desocupação da orla do Lago Paranoá, que também faz parte das ações de regulação do território, o governador disse que o objetivo é fazer a interligação entre os parques do Pontão do Lago Sul, da Península do Ministros e da Asa Delta, criando uma grande área de lazer para a população. “A orla é um espaço público, um espaço dos mais nobre de entretenimento e lazer para a população, que ao longo dos anos foi privatizado. O nosso objetivo é democratizar ao cesso a orla do lago e criar uma cultura de respeito ao espaço público para que toda população possa usufruir de forma ordenada”, explicou.

O comitê será formado por membros da Casa Civil, da Polícia Militar, da Terracap, da Agência de Fiscalização (Agefis), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Procuradoria-Geral do Distrito Federal e das secretarias de Gestão do Território e Habitação; Segurança Pública e da Paz Social; Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Meio Ambiente. A parte operacional do comitê ficará a cargo das polícias militar e civil, da Agefis e da Subsecretaria de Ordem Política e Social.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário