one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Em Brasília, Dia mundial sem Carro é marcado pela valorização dos ciclistas

Criado em 22/09/15 14h21 e atualizado em 24/09/15 14h34
Por André Richter Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, foi lançada hoje (22), em Brasília, a Cartilha do Ciclista, uma publicação do Ministério das Cidades, que reúne informações sobre a legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária da cidade e regras de circulação e segurança.

Durante a solenidade, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Dário Lopes, falou sobre a importância de se tratar a bicicleta como um veículo de transporte, e sobre as precauções de segurança que devem ser tomadas pelos ciclistas. “É importante que este veículo [a bicicleta], seja tratado como veículo de transporte e que o condutor tome todas as precauções devidas para termos um trânsito seguro”, disse.

Segundo o deputado federal Rogério Rosso (PSD), já existem diversos projetos tramitando na Câmara em favor dos ciclistas, sobre a importância para a mobilidade, criação de novas sinalizações e de mudança no Código Brasileiro de Trânsito.

“Todos os dias, nos últimos três anos, ando de bicicleta. Diante dessa experiência, já apresentamos vários projetos, em tramitação na Câmara, que vão desde o aumento de pena para quem atropelar ciclistas em ciclofaixa, até a mudança do Código de Trânsito. Vamos aproveitar essa sintonia para que possamos aprovar, não somente uma nova legislação, mas também conscientizar os cidadãos e governantes da importância da bicicleta”, disse Rosso.

O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou a dedicação das equipes para concluir a cartilha, e disse o quanto é prfeciso valorizar os ciclistas.

“No Dia Mundial Sem Carro, homenagear os ciclistas é o que de mais bonito se pode fazer”, disse Kassab. Ele falou sobre o avanço na elaboração do Manual Cicloviário. “Com a Cartilha Nacional do Ciclista, estamos dando o primeiro passo para garantir segurança, e vamos avançar ainda mais com o Manual Cicloviário, que está em discussão, e deve ficar pronto entre o fim deste ano e o inicio de 2016”, finalizou.

Bonde de Bike

A Organização Não Governamental (ONG) Rodas da Paz promoveu atividades em defesa do meio ambiente e de melhor qualidade de vida no Dia Mundial Sem Carro. Os tradicionais bondes de bike ao trabalho saíram de várias cidades do Distrito Federal.

Para a jornalista Marina Fernandes Severino, 29, é de extrema importância que o Dia Mundial sem Carro mobilize as pessoas quanto aos benefícios de não utilizá-lo. Ela considera importante que as empresas incentivem esse tipo de atitude, e alerta sobre o que falta na cidade para que a bicicleta seja usada por mais cidadãos.

“Faltam mais bicicletários. Às vezes tem, mas estão muito lotados. As ciclovias no Plano Piloto são boas, mas ainda existem meio fios que atrapalham, e faltam rampas. Vou da 408 sul até o Setor Bancário Norte, e tenho o incentivo da empresa, que disponibiliza armários e vestiário”, disse.

Durante todo o dia, a ONG Rodas da Paz e o Movimento Nossa Brasília fazem eventos pela cidade. Das 7h às 19h, na plataforma superior da Rodoviária, ocorre a intervenção urbana Vaga Viva, que mostra os serviços que podem ser oferecidos para a população no espaço que, geralmente, é utilizado para estacionar apenas um carro. E, para finalizar, às 20 será exibido o filme A Grande Volta, com preço promocional para quem for de bicicleta, no Cine Drive in.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário