one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo está na fase final de elaboração do documento para conferência do clima

Criado em 15/09/15 21h30 e atualizado em 15/09/15 21h30
Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (15) que o governo brasileiro está na fase final de elaboração das propostas do país para a redução de emissão de gases de efeito estufa, que serão apresentadas na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21): “Estamos indo para os números finais, checando os cenários econômicos, porque é uma projeção para o futuro, [estamos checando] as variáveis macroeconômicas”.

Segundo a ministra Izabella Teixeira, que participou hoje (15) de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para a elaboração da Contribuição Nacional Determinada (INDC, sigla em inglês para o documento com as propostas) o governo consultou a sociedade, os setores interessados, fez rodadas de consultas com segmentos da sociedade civil, como movimentos ambientalistas, sociais e também com o setor privado. O prazo final para a entrega é 1º de outubro, mas a presidenta Dilma Rousseff deve apresentar o documento na Assembleia Geral da ONU, na última semana de setembro.

A COP21 ocorrerá em Paris, entre 30 de novembro e 11 de dezembro. A ministra considera o evento o mais importante que o setor já teve. Entre os pontos a serem abordados pelo documento brasileiro, estão a maior agilidade para o fim do desmatamento da Amazônia, o monitoramento de todos os biomas brasileiros e a construção da taxa de reposições florestais.

Izabella também ressaltou na audiência pública que o Brasil foi o país que mais reduziu a emissão de gases de efeito estufa, com uma queda de 41% entre 2005 e 2014 Estes gases são considerados por especialistas como a principal causa do aquecimento global. Segundo a ministra, a ambição brasileira na COP21 é apresentar uma trajetória de desenvolvimento que concilie proteção ambiental, produção e desenvolvimento, numa chamada economia de baixo carbono.

 

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário