one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministra diz que acordo de Paris estimulará engajamento na questão ambiental

Criado em 03/09/15 16h25 e atualizado em 03/09/15 16h25
Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, aposta no acordo do clima de Paris para ampliar os investimentos na economia de baixo carbono. A análise foi feita hoje (3), no Rio de Janeiro, após a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentar pesquisa mostrando que os executivos estão preocupados com o impacto das mudanças climáticas nos negócios, mas esperam que o governo aumente incentivos para adoção de práticas sustentáveis.

Izabella Teixeira se referia à 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP-21, marcada para dezembro em Paris. Durante o evento, os países envolvidos tentarão chegar a um acordo para enfrentar a crise climática, que vem provocando desastres ambientais no mundo. O novo documento substituirá o já superado Protocolo de Kyoto e tentará mecanismos para conter o aquecimento global.

A ministra também comentou sobre a carta que a CNI enviou ao governo, pedindo que, em Paris, sejam pactuadas responsabilidades diferenciadas entre os países, considerando “a tecnologia e recursos” de cada estado, o planejamento energético e a política econômica, pensando em não afetar a “expansão da produção e do consumo”.

Segunda a ministra, a carta sinaliza a intenção da indústria em encontrar soluções para o baixo uso de carbono. De acordo com Izabella Teixeira, o governo está analisando e cobrando engajamento de pequenas e médias empresas, com menores percentuais de ação na área ambiental, segundo a pesquisa da CNI divulgada em evento sobre sustentabilidade.

O levantamento revelou que os empresários veem como vantagem competitiva a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, apesar de reconhecerem o aumento de custos como um impedimento. Para 59% dos 100 entrevistados, a oportunidade de negócios é maior que o aumento de custos com retorno em “reputação/imagem” emelhora de inserção no mercado.

Nos últimos dois anos, a CNI mostrou que 61% das médias e grandes empresas brasileiras ampliaram investimentos na área ambiental, motivadas por maior conscientização em relação aos efeitos das mudanças do clima, por pressão global e por terem mais informações.

No evento onde a pesquisa foi apresentada, o cientista do clima Anders Leverman, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, alertou para mudanças que afetam o planeta, como o derretimento de calotas polares, o aumento de ciclones, de nevascas e o desaparecimento de espécies.

Segundo ele, o mundo está mudando e isso impacta a forma que vivemos com mais frequência e intensidade. Acrescentou que isso mudará o ambiente politico e o modo de fazer negócios.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário