one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

PF abre inquérito para apurar danos em reitoria de universidade no Ceará

Criado em 02/09/15 19h48 e atualizado em 02/09/15 19h50
Por Edwirges Nogueira – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A Polícia Federal no Ceará vai instaurar inquérito para apurar os fatos relacionados à ocupação feita ontem (1º) por estudantes na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os alunos que ocuparam o prédio fazem parte do movimento grevista estudantil, que começou no último dia 19 de agosto. Eles reivindicam equiparação das bolsas estudantis da UFC ao salário-mínimo e reajuste do auxílio-residência, entre outros pontos.

A Procuradoria-Geral da UFC também deve providenciar denúncia contra estudantes que tenham provocado danos ao patrimônio durante a ocupação. A informação foi dada hoje (2) pela coordenadoria de comunicação social da universidade.

A ocupação teve início no fim da tarde de ontem e terminou hoje pela manhã de forma pacífica, após negociação com a Polícia Federal. Os estudantes quebraram portas, usaram móveis como barricadas e picharam paredes do salão nobre da reitoria com frases de ordem e reivindicações. “Quebramos uma porta, por que ninguém ocupa uma reitoria tocando campainha. Nenhum móvel da exposição do salão foi danificado. Pichamos as paredes com palavras de ordem e algumas de nossas pautas. Deixamos o lugar limpo, não nos foi dado tempo para a arrumação completa do recinto”, explica o comando de greve por meio de notas enviadas pelo Facebook.

A Polícia Federal fez perícia no local hoje de manhã para levantar os danos. O laudo será usado para a instrução do inquérito.

Na manhã de ontem, o comando de greve esteve com o vice-reitor Custódio Almeida, que está no exercício da reitoria, e entregou uma carta com as reivindicações do movimento. Segundo nota da instituição, foi acertado no encontro que um "diálogo permanente” seria mantido.

Por sua vez, o comando de greve diz que não houve tal abertura. “O vice-reitor não se mostrou, de forma alguma, acessível e solícito às nossas pautas. A reitoria permanece com as contas fechadas, o que nos impede de saber a real situação das verbas.”

No fim desta tarde, os estudantes grevistas fizeram uma reunião para avaliar a ocupação e definir as próximas ações da greve.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário