one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio vai comemorar Dia Mundial sem Carro com passeio ciclístico no domingo

Criado em 18/09/15 20h00 e atualizado em 18/09/15 20h29
Por Da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro programou uma ação especial para o próximo domingo (20) em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vai promover um passeio ciclístico no Aterro do Flamengo, um dos principais cartões postais cariocas. O objetivo é alertar para dois grandes problemas dos centros urbanos: engarrafamentos e má qualidade do ar.

Após a pedalada, haverá no local uma apresentação de manobras radicais e aéreas com atletas convidados. O público contará com tendas para oficinas e educação ambiental, e atividades infantis, com parquinho e brincadeiras.

Segundo o subsecretário municipal de Meio Ambiente do Rio, Altamirando Fernandes Moraes, a ideia não é extinguir o carro de passeio das ruas, mas estimular a população sobre o seu uso consciente.

"Pedimos que as pessoas deixem os carros em casa neste dia e venham celebrar conosco no Aterro. Não temos nada contra o automóvel, mas queremos alertar sobre o mal que o excesso de carros nas ruas está causando, com a grande quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida para a atmosfera, e que vem contribuindo para alterações climáticas", disse.

Moraes disse que devem ser inauguradas ciclofaixas, interligando a Tijuca e a antiga estação da Leopoldina, na Praça da Bandeira, ambas na zona norte; e no centro da cidade, no ano que vem, mas não disse o mês. Nas regiões onde não há ciclovias ou ciclofaixas, os motoristas vão dividir o espaço com os ciclistas.

"Temos uma lei que obriga o motorista a ultrapassar o ciclista com uma distância lateral mínima de 1,5m. Paralelamente à construção de ciclovias, realizamos campanhas de conscientização sobre as regras de trânsito, que também protegem o ciclista e garantem a ele o direito de andar nas vias", lembrou o subsecretário.

O estudante Matheus Vasconcelos, de 21 anos, mora no Catete, zona sul do Rio, e também utiliza bicicleta com frequência para ir ao Centro. Ele disse aprovar a iniciativa da prefeitura e o incentivo ao uso de bicicletas, mas ressalta a necessidade de se investir em transportes de massa para reduzir o número de carros nas ruas.

"Acho ótimo iniciativas para desestimular o uso do carro. Mas tem que melhorar os trens, metrô e ônibus. Se o governo oferecer um transporte público com mais conforto e qualidade, as pessoas certamente vão deixar o carro em casa. Carro traz custo, mas muita gente prefere pagar mais a ter que esperar condução e enfrentar transporte lotado, tenho vários amigos que pensam assim", ressaltou.

Criado em 1997, o Dia Mundial sem Carro se popularizou pelo mundo. O Rio de Janeiro adotou a iniciativa em 2004. e desde então, promove atividades com os cariocas para alertar sobre a importância dos transportes alternativos na tentativa de se diminuir o número de carros de passeio nas ruas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário