one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Secretaria de Saúde confirma casos de febre amarela em macacos no DF

Criado em 16/09/15 16h52 e atualizado em 16/09/15 16h55
Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Saúde confirmou quatro casos de febre amarela no Distrito Federal. A doença foi diagnosticada em três de quatro macacos localizados mortos na cidade-satélite de Ceilândia. O exame em um outro macaco, encontrado morto no Zoológico, também deu positivo para a doença. De acordo com a secretaria, a vigilância ambiental e a epidemiológica, em parceria com o Jardim Zoológico, trabalham para evitar que a doença se espalhe.

O governo está tomando providências para a prevenção da doença, como busca por macacos mortos, captura do mosquito que transmite a doença e a busca de pessoas não vacinadas para a febre amarela, que residem ou trabalham próximo das áreas onde foram encontrados os animais.

A secretaria disse que os primatas do Zoológico foram submetidos a exames de sangue, de forma preventiva, e os funcionários passarão por controle de imunização. A rede de saúde atendeu, de janeiro a setembro deste ano, a três casos de febre amarela. As vítimas contraíram a doença nos municípios de Alto Paraíso, São Miguel do Araguaia e Alexânia, em Goiás.

“O Distrito Federal não tem casos de febre amarela desde 2010”, informou a secretaria. A vacina da febre amarela faz parte do calendário de vacinação. A primeira dose é aplicada aos 9 meses, com reforço aos 4 anos de idade. A vacina protege para toda vida. Sendo assim, quem tomou duas doses não precisa de outra.

Editor Beto Coura
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário