one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sem-teto protestam em frente à prefeitura de São Gonçalo

Criado em 16/09/15 12h40 e atualizado em 16/09/15 12h40
Por Da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) fez hoje (16) um ato em frente à prefeitura de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, para exigir o cumprimento de um acordo firmado pelo prefeito Neilton Mulim para indicar a área de construção de mil moradias.

Quase 700 famílias começaram a ocupação Zumbi dos Palmares, no bairro Santa Luzia, em São Gonçalo, em outubro do ano passado, devido à alta no valor dos aluguéis, que inviabilizava a permanência das famílias nas moradias. Eles defendem o acesso a um imóvel próprio, financiado pelo Poder Público.

Segundo o MTST, após 12 dias de negociação, a prefeitura anunciou que havia fechado um acordo com representantes do movimento e com a Secretaria-Geral da Presidência da República. O acordo previa a indicação de áreas para a construção de habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida, com linha de financiamento específico do governo federal, por meio da Caixa, para a construção de aproximadamente mil moradias de interesse social no município.

Segundo Vitor de Lima Guimarães, integrante do movimento, recentemente a prefeitura alegou que o terreno, pertencente ao espólio de uma antiga fábrica, seria muito rochoso, o que impossibilitaria a construção das casas.

“Eles falam que lá no terreno tem rocha demais, que seria perigoso para a gente e que não valeria a pena. Mas já tivemos contato com alguns órgãos, um deles a Caixa Econômica Federal, que financiaria a construção, que diz que o terreno, com a quantidade de rochas que tem, não impossibilita em nada a construção. O que me parece é que a prefeitura está ‘dando para trás’ no trato firmado conosco”, disse Guimarães.

Segundo ele, a maior parte das famílias integrantes do movimento está em situação de risco, enquanto outras não conseguem bancar o aluguel. Caso não haja acordo, a intenção dos integrantes é se instalar em um palco montado em frente à sede da prefeitura em virtude das comemorações do aniversário de 125 anos da cidade.

A prefeitura de São Gonçalo não se posicionou até o fechamento desta matéria.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário