one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Chuvas diminuem em SC, mas podem ocorrer deslizamentos, diz Defesa Civil

Criado em 09/10/15 20h54 e atualizado em 09/10/15 21h18
Por Michèlle Canes Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A Defesa Civil do estado de Santa Catarina informou que as chuvas diminuíram, mas que ainda há ocorrências em algumas localidades do estado. Segundo a assessoria do órgão, em Rio do Sul há risco de inundação. O nível do Rio Itajaí-Açu está em 6,13 metros (m) e deve ultrapassar a cota de emergência de 6,5 m nas próximas horas. Na Grande Florianópolis, há previsão de pancadas de chuva com descarga elétrica, risco de granizo e rajadas de ventos fortes para as próximas horas.

De acordo com o site da Defesa Civil do estado, durante entrevista coletiva concedida hoje (9), o governador Raimundo Colombo disse que a preocupação são os deslizamentos de terra que podem acontecer devido à umidade do solo. Durante a coletiva foram, apresentadas algumas ações que serão tomadas para enfrentar e mitigar desastres naturais. Uma delas será a construção do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado.

Até o momento cerca de 20 municípios comunicaram ocorrências à Defesa Civil estadual. O número de atingidos é 1,6 mil pessoas. Cerca de 340 residências foram danificadas ou destruídas. As atenções estão voltadas também para o volume de chuvas que podem atingir o estado até o domingo (11). Segundo o site da Defesa Civil, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Cataria  prevê que o sábado será de chuva e raios em boa parte do estado. Já para o domingo, a previsão é chuvas e temporais isolados na região do planalto e do litoral.

Ainda de acordo com o centro de informações, o acumulado de chuvas entre sexta e domingo pode superar 200 milímetros (mm) no Planalto Sul e Litoral Sul e 100 mm nas demais regiões. Durante o fim de semana, o estado espera por vento mais intenso, mar agitado e risco de alagamentos na área litorânea. As rajadas de vento podem ser de 60 a 70 quilômetros por hora (km/h) e no mar as ondas podem ser de 2,5 m a 3 m e há risco de ressaca no litoral.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Defesa Civil, o estado criou um Fundo da Defesa Civil, que está sendo usado para a aquisição de itens de assistência humanitária como colchões, cestas básicas, água potável e outros itens para auxiliar os atingidos. O órgão informou também que em localidades como Vale do Itajaí e Rio do Sul, como ações preventivas, foram abertos abrigos públicos para receber pessoas que vivem em áreas de risco. Durante a tarde, outros municípios registraram vendavais, deslizamentos, granizo, além de alagamentos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário