one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fiéis participam do Círio de Nazaré, em Belém (PA)

Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Compartilhar:

Círio de Nazaré segue até 26 de outubro

Criado em 12/10/15 13h26 e atualizado em 12/10/15 13h36
Por Ariane Póvoa Fonte:Radioagência Nacional

Manifestações de fé, emoção e solidariedade transformaram a capital paraense nesse domingo (11). O Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, maior procissão católica do país, reuniu mais de 2 milhões de pessoas, de acordo com a diretoria da festa. A romaria ocorre todo segundo domingo de outubro. 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Círio de Nazaré segue até 26 de outubro

Durante as cinco horas de procissão, fiéis pagaram promessas e prestaram homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, considerada padroeira do Pará e Rainha da Amazônia. A imagem peregrina da santa partiu da Catedral de Belém, no Largo da Sé, às 6h30 da manhã. O percurso de 3,6 quilômetros foi concluído por volta das 11h30, quando então a imagem chegou à Praça Santuário, onde vai ficar exposta em um altar por 15 dias.
 
Cerca de 7 mil pessoas conduziram a corda que puxa a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora. Durante todo o percurso, pessoas ajudam os promesseiros, estendendo caixas de papelão pelo caminho, para que eles consigam cumprir as promessas. Além disso, milhares de voluntários da Força Estadual de Saúde e da Cruz Vermelha retiram da multidão os devotos que se sentem mal durante a romaria.
 
Além de uma procissão católica, o Círio de Nazaré é uma grande manifestação cultural. Em dezembro de 2013, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu a festividade como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
 
As romarias oficiais do Círio são realizadas há 223 anos. A grande procissão foi concluída, mas outras seis romarias acontecem no próximo fim de semana. A concha acústica da Praça Santuário vai receber atrações até o dia 26 de outubro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário