one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Secretário de Assistência Social destaca avanços do Suas em dez anos do sistema

Criado em 07/10/15 20h54 e atualizado em 07/10/15 23h39
Por Alana Gandra Edição:Lana Cristina Fonte:Agência Brasil

O benefício da prestação continuada, que dá um salário mínimo para o idoso ou pessoa com deficiência que não tenha renda suficiente para o seu sustento, e o Bolsa Família foram destacados pelo secretário nacional de Assistência Social adjunto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Dirceu Galão, como conquistas advindas com o Sistema Único de Assistência Social (Suas). 

Ao participar da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social, Dirceu Galão avaliou que o principal ganho do Suas foi vencer as práticas assistencialistas, onde as conquistas só ocorriam na base de trocas.  “Era a assistência social fiada nas entidades religiosas ou aquelas que, com todo mérito, sustentaram isso”, disse.

Para o secretário, antes do Suas, o que vigorava no Brasil era uma política baseada na benemerência, na filantropia e no interesse privado. “Era uma política da qual o Estado não se apropriava como uma política pública”.

Há dez anos, o governo começou a elaborar um sistema público de assistência social pelo qual a população tem acesso a políticas públicas de apoio. Um dos maiores ganhos com o Suas, destaca Dirceu Galão, é a formulação das políticas públicas com base em planejamento e em um sistema participativo, do qual as conferências municipais, estaduais e a nacional são o seu ponto mais alto. “De dois em dois anos, nós dialogamos todas as prioridades da assistência social para o próximo período e agora estamos dialogando para os próximos dez anos”.

Ele ressaltou que foi criada uma rede de atendimento público estatal e privado, com apoio das entidades de assistência social, que hoje está presente em todos os municípios.

Um dos desafios do Suas, que, segundo o secretário, estão sendo discutidos nas conferências estaduais, é a consolidação da rede de assistência social em localidades onde a vulnerabilidade da população ainda é grande. No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, foram identificados como gargalos o tráfico de drogas, a implementação de medidas socioeducativas e o trabalho infantil.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário