one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

São Vicente registra 4 casos de microcefalia em 2015

Criado em 27/11/15 17h19 e atualizado em 27/11/15 17h20
Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

A cidade de São Vicente (SP), com cerca de 350 mil habitantes, registrou quatro casos de microcefalia em 2015. Segundo a prefeitura, no ano passado, a cidade anotou um caso. Em 2015, os casos foram registrados em agosto (1), setembro (1) e novembro (2).

De acordo com a prefeitura, uma das mães, que estava internada até ontem, relatou ter apresentado sintomas da dengue durante a gestação. No entanto, a prefeitura não confirmou a doença porque a gestante não fez o exame de detecção do vírus da dengue.

A prefeitura de São Vicente disse que o Ministério da Saúde investiga os casos, e que a cidade foi orientada a reportar todos os registros de microcefalia no município. Segundo o Ministério da Saúde, os casos de São Vicente estão em análise e, se confirmados, serão anotados no boletim epidemiológico na próxima terça-feira.

Ontem, o secretário de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, disse que os dois casos de microcefalia registrados na capital paulista são de gestantes procedentes de Pernambuco e da Paraíba e que apresentaram sintomas de vírus Zika no início da gravidez, quando moravam no Nordeste.

Uma delas deu à luz na semana passada no Hospital Municipal Mário Degni, no Butantã, zona oeste da capital. A outra recebeu o diagnóstico de microcefalia em um exame de imagem.

Padilha disse que os casos de microcefalia são investigados para verificar uma possível relação com o vírus Zika.

O secretário ressaltou que a população precisa reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite tanto o vírus Zika quanto o da dengue, pois a dengue é potencialmente mais grave para uma gestante do que o vírus Zika.

Ele disse que, para as gestantes ou mulheres que desejam engravidar, é preciso reforçar os cuidados, principalmente dentro de casa, combatendo os criadouros do mosquito. É importante também que a gestante faça sempre o pré-natal desde o início da gravidez.

A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Essa condição pode ter diversas causas, como agentes químicos e infecções (caso do Zika). Crianças com microcefalia desenvolvem, em 90% dos casos, algum nível de retardo mental.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário