one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Primeiro de abril: conheça fatos que aconteceram na data e parecem mentira

Criado em 01/04/16 11h23 e atualizado em 01/04/16 11h19
Por Portal EBC Edição:Leyberson Pedrosa*

Nesta era de excesso de informações, com mensagens que chegam de todos os cantos, o 1º de abril deve deixar você ainda mais em dúvida: aquela notícia seria verdadeira ou não? Isso ocorre porque mentiras parecem verdades ou poderiam ser reais. Aliás, uma das explicações aceitas para a origem da data é que a tradição teria surgido na França. Nessa história, no século 16, o ano novo era comemorado no dia 25 de março e as festividades acabavam somente no primeiro dia de abril.

Mas, em 1564, o Rei Carlos IX, ao adotar o calendário gregogiano, determinou que o ano novo começasse no dia 1º de janeiro. Foi a oportunidade perfeita para que alguns engraçadinhos começassem a fazer brincadeira com o dia, enviando presentes esquisitos e convites para festas inexistentes. "Como acreditam que o ano novo começa em abril?".

A brincadeira virou tradição também no Brasil e no mundo. Por outro lado, há verdades que parecem mentira. O Portal EBC listou 12 desses fatos improváveis e verdadeiros que foram ocorrer logo em um dia tão "zueiro". Confira:

1. Imperador infantil comandou a China

Em 325 D.C, o príncipe Cheng de Jin, de quatro anos de idade, sucedeu o pai Ming de Jin como imperador da dinastia Jin Oriental (na região onde é a China). Logo após sua ascensão ao trono, a rebelião das forças de Su Jun enfraqueceria o estado de Jin por décadas.  Durante o reino do jovem imperador, a administração foi tomada por uma sucessão de regentes - inicialmente seu tio Yu Liang, depois Wang Dao, depois He Chong e um outro, tio Yu Bing.

2. Antes do Titanic, outro grande desastre marítimo já havia ocorrido

Em 1873, o vapor White Star RMS Atlantic afundou no dia 1º de abril no litoral da Nova Escócia, matando 585 pessoas. Foi o pior desastre marítimo do século 19. A companhia do Reino-Unido fazia rotas entre o Reino Unido e a América do Norte. Em 1912, a companhia ficou marcada pela colisão do RMS Titanic em um iceberg seguida de naufrágio. 

3. Princesa liberta escravos. Ou alguns deles

No Brasil, em 1888, a Princesa Isabel participou de um ato de libertação coletiva dos escravos de Petrópolis (RJ). Mas a libertação oficial, a Lei Áurea, acontece, ao menos no papel, no dia 13 de maio de 1888. O processo de abolição foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888.

4. Última tropa dos EUA deixa o território cubano

Em 1909, o último destacamento de tropas norte-americanas abandona Cuba. O presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, ordenou a invasão de Cuba e estabeleceu uma ocupação militar com o objetivode evitar confrontos entre os cubanos, proteger interesses econômicos norte-americanos e realizar eleições livres.  Após a eleição (1908) de José Miguel Gómez, Cuba foi considerada estável, inicando a retirada das tropas americanas da ilha, que foi concluída 1909.

5. Hitler é condenado por planejar um golpe direto de uma cervejaria

Em 1924, Adolf Hitler é condenado a cinco anos de prisão por sua participação no "Putsch [Golpe] da Cervejaria". Ele incitou o golpe na Burgebräukeller e ficou apenas nove meses preso. Durante esse período, escreve Mein Kampf. Objetivo de Hitler era tomar o poder do governo bávaro, mas foi controlado pela polícia e conduzindo Hitler e vários correligionários, inclusive Rudolf Hess, para a prisão. Menos de anos depois, Hitler atingiu o seu objetivo de assumir o poder com o discurso de unificação e nacionalização da Alemanha.

6. Recém-eleitos, nazistas boicotam empresas judias

A discriminação dos nazistas com os judeus ocorreu logo após serem eleitos em 1933. Sob a liderança de Julius Streicher, os nazistas iniciaram um boicote de um dia a todas as empresas de propriedade de judeus na Alemanha. Esse ato iniciou uma série de atos antissemitas. Membros da SA realizaram também ataques sobre empresas, sinagogas e membros de profissões jurídicas da comunidade judaica

7. "É guerra total" ao regime de Fulgencio Batista, declara Fidel Castro

Em 1958, um ano antes da revolução Cubana, A Radio Rebelde de Cuba difundiu a declaração de "guerra total" de Fidel Castro ao regime de Fulgencio Batista. Muitos não acreditaram. A estação de rádio pirata chamada Radio Rebelde  foi possível por causa de Carlos Franqui, um conhecido de Castro e exilado cubano.

8 . Cuba se torna socialista

Em 1961, Cuba é proclamada República Democrática Socialista. Após a Invasão da Baía dos Porcos, o  governo cubano nacionalizou todos os bens detidos por organizações religiosas, incluindo a Igreja Católica. Centenas de membros da igreja, incluindo bispos, foram definitivamente expulsos do país.

9. "Estado de Direito" vira pretexto para Ditadura no Brasil

Em 1º de abril de 1964 iniciou-se o regime militar que durou até 1985, quando Tancredo Neves é eleito presidente pelo Congresso. Durante o começo do dia 1º de abril, na Rádio Nacional, o deputado Rubens Paiva pedia calma à população para que não enfrentassem fisicamente o movimento militar nas ruas. Mas, a partir desse dia, instaurou-se no país um regime conduzido por generais e com exceção de direitos civis, a exemplo do Ato Institucional nº 5 (AI 5), considerado o ato mais restritivo da Ditadura. 

10 - Congresso Nacional é suspenso

Em 1977, em pleno regime militar, Geisel suspende o Congresso Nacional, que entra em recesso dia 1º de abril. Nesse ano, o MDB se opôs a um projeto de reforma do Judiciário proposto por Geisel, que pretendia tornar permanentes dois dispositivos do AI-5. Diante do veto imposto pelo MDB, Geisel resolveu colocar o Congresso em recesso por duas semanas e baixou as medidas por decreto, conhecido como Pacote de Abril. Nesse conjunto de medidas, incluía-se a reforma do Judiciário e outras mudanças de interese do governo.

11 - Enfim, Milosevic paga por crimes contra a humanidade

Acusado de crimes de guerra e contra a humanidade nos conflitos que envolveram a Bósnia, a Sérvia e Kosovo, Milosevic é conduzido para a prisão de Belgrado em 2001, morrendo em Haia cinco anos depois na prisão de Haia. Antes, foi  presidente da Sérvia de 1989 a 1997 e da República Federal da Jugoslávia de 1997 a 2000.

12 - Eutanásia é legalizada

O primeiro país a legalizar a eutanásia (escolha por terminar sua vida por um problema de saúde) foram os Países Baixos  (Holanda) em 2002. Nesse país, a eutanásia é permitida desde que o paciente a solicite, em plena posse de suas faculdades mentais, e que demonstre ser vítima de sofrimentos "insuportáveis e intermináveis" por causa de uma doença incurável.


*com informações de registros históricos, Wikipedia e notícias veículadas na data.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário