one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fronteira entre China e Coreia do Norte

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Sul apela à vizinha Coreia do Norte para reabrir parque industrial

Criado em 25/04/13 08h59 e atualizado em 25/04/13 09h02
Por Renata Giraldi Fonte:Agência Brasil

Brasília – O governo da Coreia do Sul propôs hoje (25) às autoridades da Coreia do Norte a busca de um acordo para a reabertura do complexo industrial conjunto de Kaesong. O parque industrial está com as atividades suspensas há três semanas. Segundo os sul-coreanos, sem acordo, medidas austeras serão adotadas contra a Coreia do Norte.

“Nós propusemos oficialmente negociações entre os nossos dois governos”, disse a porta-voz do Ministério da Unificação, Kim Hyung-Seok. "Se a Coreia do Norte recusar as negociações, teremos de decidir medidas sérias [em 24 horas]”, acrescentou. Ontem (24), o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convidou a Coreia do Norte a “levar a sério” a oferta de diálogo do Sul,  formulada nos últimos dias, a propósito do futuro do complexo.

No último dia 3, a Coreia do Norte proibiu o acesso dos trabalhadores sul-coreanos ao complexo industrial no seu território. Em seguida, retirou os 53 mil trabalhadores norte-coreanos que trabalhavam nas 123 fábricas sul-coreanas. A Coreia do Sul tinha cerca de 850 empregados em Kaesong. Apenas 176 continuam atualmente no local.

A iniciativa dos norte-coreanos ocorre no momento em que o governo do país ameaça deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana. A guerra pode atingir a Coreia do Sul, o Japão e territórios dos Estados Unidos, como o Havaí.

O complexo de Kaesong é o único projeto comum de reconciliação entre as duas Coreias, depois do congelamento das relações bilaterais em 2010. O projeto de cooperação econômica foi aberto em 2004. Em 2012, Kaesong gerou um volume de negócios de US$ 469,5 milhões.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário