one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO)

Imagem:

Compartilhar:

DEM explica a ministro do Supremo projeto que restringe criação de partidos

Criado em 25/04/13 20h21 e atualizado em 26/04/13 17h19
Por Iolando Lourenço Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Ronaldo Caiado DEM
Deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) (Gustavo Lima/ Agência Câmaral)

Brasília – Líderes do DEM reuniram-se, no final da tarde de hoje (25), com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para prestar esclarecimentos sobre o projeto de lei que impede deputados que trocarem de partido ou criarem outra legenda  levem com eles parte do Fundo Partidário e do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Ontem (24), o ministro suspendeu a tramitação do projeto de lei, aprovado pela Câmara dos Deputados nesta semana e já em análise no Senado. Na prática, o projeto dificulta a criação de partidos, como a Rede Sustentabilidade, da ex-ministra Marina Silva. Os críticos da proposta dizem que ela serve para evitar a candidatura de Marina à Presidência no ano que vem no ano que vem.

LEIA TAMBÉM:
- Lewandowski defende decisão que suspende projeto sobre novos partidos

O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), disse que o objetivo do projeto é corrigir um vácuo de 2007 até hoje na legislação eleitoral. “Não  é justo que um partido novo venha com o espólio de tempo de propaganda e parte do Fundo Partidário. Não é justo que um partido novo receba um patrimônio”, destacou Caiado.

Segundo ele, o que se pretende é estabelecer regras no caso de criação de novos partidos. “Informamos  ao ministro nossa posição e o porquê da iniciativa e da aprovação do projeto. Queremos normatizar os novos partidos”, explicou.

O presidente do DEM, senador Agripino Maria, também participou da reunião com Mendes. De acordo com Caiado, o ministro não fez previsão de quando o plenário do Supremo julgará o mérito da liminar que concedeu sustando a tramitação do projeto no Senado.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário