one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O pesquisador Assis Ângelo tem preciosidades, como o 78 rotações com a música Baião de Dois, de Gonzagão, gravada em japonês.

Imagem:

Compartilhar:

Renan Calheiros promete colocar PEC da Música em votação

Criado em 24/04/13 16h18 e atualizado em 24/04/13 16h43
Por Karine Melo Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros, se comprometeu nesta quarta-feira (24) a colocar em votação no plenário do Casa a Proposta de Emenda Constitucional 123/2011, conhecida como PEC da Música . Ele disse que a inclusão na pauta será feita assim que for liberada de medidas provisórias.

A proposta isenta de impostos CDs e DVDs produzidos no Brasil “contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros, bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham”.

O compromisso foi feito depois de uma reunião com os cantores Ivan Lins e Fernanda Abreu. A expectativa dos artistas é que a PEC reduza o preço dos produtos ao consumidor e desestimule a venda de reproduções piratas. Hoje a isenção é concedida a livros, revistas e jornais.

A PEC começou a ser discutida no Plenário do Senado no ano passado, mas saiu de pauta a pedido de senadores do Amazonas. Parlamentares contrários à proposta temem de que a isenção tributária resulte no deslocamento do parque produtivo de Manaus para outras regiões do país, mais especificamente para o eixo Rio-São Paulo, que concentra 80% dos consumidores destes produtos.

Segundo o cantor Ivan Lins, hoje as gravadoras multinacionais conseguem uma isenção para trabalhos de artistas internacionais renomados e isso, na avaliação dele, “gera uma distorção muito injusta em relação aos compositores e músicos brasileiros”, especialmente entre os independentes.

O cantor disse ainda que, enquanto Frank Sinatra fica isento, um músico brasileiro independente pode ter que pagar um tributo que pode chegar a 30%. Ivan Lins acredita que a mudança “nivela todos com a isenção o que torna o acesso aos DVDs muito mais fácil”. 

A votação em dois turnos pelo Plenário do Senado é a última etapa da proposta que, se aprovada, segue para promulgação.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário