one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Greve de auditores da Anvisa afeta movimento de navios no Porto de Paranaguá

Imagem:

Compartilhar:

Greve de auditores da Anvisa afeta movimento de navios no Porto de Paranaguá

Criado em 21/07/12 09h44 e atualizado em 21/07/12 09h57
Por Fernando César Oliveira Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A greve dos auditores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está afetando a movimentação de navios no Porto de Paranaguá.

De acordo com a administração do porto, pelo menos dez navios já tiveram problemas para operar desde a última segunda-feira (16), quando auditores da Anvisa deixaram de emitir o chamado certificado de livre prática. O documento permite a entrada e saída de pessoas a bordo dos navios e o abastecimento das embarcações.

O Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Paraná (Sindapar) ingressou na Justiça com um mandado de segurança contra a Anvisa para que os certificados voltem a ser emitidos. "A emissão destes certificados, que são essenciais, não está acontecendo", afirma o presidente do Sindapar, Argyris Ikonomou.

O Poder Judiciário concedeu um prazo de 72 horas para a Anvisa se manifestar a respeito do caso. O prazo vence no fim da noite desta sexta-feira (20), mas uma eventual decisão judicial deve ocorrer somente na próxima semana. De acordo com o sindicato, já foram registrados casos de navios que desviaram ou cancelaram escala em Paranaguá em razão da greve.

Segundo a assessoria de comunicação da Anvisa, os servidores da agência estão prestando os serviços essenciais com pelo menos 30% do quadro de pessoal em todos os postos no país. Cargas de produtos perecíveis, medicamentos e artigos hospitalares estão sendo liberados.

Uma reunião entre o comando nacional de greve das agências reguladoras e o Ministério do Planejamento, marcada para ontem (19), foi adiada para a semana que vem a pedido do governo.

Entre as reivindicações dos servidores das agências estão equiparação salarial entre as áreas de gestão e finalística, a criação de uma carreira única, isonomia de remuneração e reposição salarial.

Na manhã de segunda-feira (23), servidores de diferentes agências federais com sede em Curitiba devem fazer uma manifestação em frente à sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no centro da cidade.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário