one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro diz que o peixe é, em todo o mundo, o maior produto do agronegócio.

Imagem:

Compartilhar:

Ministro da Pesca pede que prefeitos incentivem a produção de peixe nos municípios

Criado em 30/01/13 16h19 e atualizado em 30/01/13 16h58
Por Lourenço Canuto Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Ministro da Pesca, Marcelo Crivella
Ministro diz que o peixe é, em todo o mundo, o maior produto do agronegócio. (Portal do Planalto / www2.planalto.gov.br)

Brasília – O ministro da Pesca  e Aquicultura, Marcelo Crivella, pediu hoje (30) o empenho dos prefeitos para que o Brasil deixe de ser um pequeno produtor de pescado e passe a competir com países onde o peixe é a principal carne exportada. Segundo Crivella, o peixe é, em todo o mundo, o maior produto do agronegócio.

Crivella falou aos dirigentes municipais durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que começou segunda-feira (28) e termina nesta quarta-feira, em Brasília. Aberto pela presidenta Dilma Rousseff, o evento é organizado pelo governo federal e tem como objetivo apresentar aos novos gestores os programas que têm reflexo direto nas prefeituras.

Na parte dedicada aos assuntos da aquicultura, o ministro Crivella disse aos prefeitos que as carnes de porco, boi e frango somam 50% da produção mundial, ficando o restante com a produção de peixes.  Para o ministro, o Brasil  precisa sair da produção anual de 1,2 milhão de toneladas, chegando em  2014 a 2 milhões de toneladas.

Crivella disse que a baixa produção no país é injustificável, porque o Brasil tem as maiores reservas de água doce do planeta. “A Rússia, que conta com menos da metade desse potencial, produz mais que o Brasil", disse o ministro.

O consumo de pescado no país também é baixo, lembrou Crivella, alcançando 9 quilos por ano por habitante. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo anual de 13,5 quilos por habitante, por ser a carne mais saudável.

"As possibilidades de aumento de produção no país são muitas", segundo o ministro. "Temos 1 mil hidrelétricas e 200 grandes lagos, onde pode se desenvolver bastante o potencial de produção, sendo possível lançar mão também de  criadouros em tanques, na área da agricultura familiar".

Ao lembrar que o setor pesqueiro conta com crédito a juros baixos, ele pediu que as prefeituras municipais cedessem terrenos para criação vilas de pescadores, uma vez que grande contingente deles vivem em palhoças.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário