one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chapada Diamantina

Imagem:

Compartilhar:

Ibama entra no combate ao incêndio na Chapada da Diamantina

Criado em 12/01/13 12h42 e atualizado em 14/01/13 14h53
Por Mariana Tokarnia Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina, que recebe turistas de toda parte do mundo, sofre com a seca (Flickr/por deltafrut/Creative Commons)

Brasília - O Centro de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) começa a atuar hoje (12) no combate ao incêndio no Parque Nacional Chapada Diamantina, na Bahia. O fogo teve início na região nesta segunda-feira (7) e já atinge uma área de mil hectares. A causa é uma das secas mais severas já registradas no local.

Além de equipe de técnicos do Prevfogo, o Ibama disponibilizou um helicóptero que ajudará no acesso às áreas atingidas. A situação, segundo o chefe substituto do Parque Nacional Chapada Diamantina, Cezar Gonçalves, responsável pela administração do parque neste sábado (12), é preocupante. Cerca de 60 brigadistas atuam, com revezamento de equipe, 24 horas por dia, desde o início do fogo. Segundo Gonçalves, o fogo está próximo à serra, em local de difícil acesso. A equipe utiliza helicópteros para acessar e desembarcar. O combate tem sido feito por terra.

Ouça reportagem da Radioagência Nacional:

"As chuvas têm sido abaixo da média desde agosto de 2011, portanto, já estamos há mais de um ano com problemas graves de incêndios. O maior foi de uma área de 9 mil hectares na região de Mucugê, próxima ao parque", disse Gonçalves. Segundo ele, o tempo agora está nublado, mas que não deve chover. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuvas no local até a próxima semana.

Atuam no parque, além do Ibama, o Corpo de Bombeiros da Bahia, o Instituto Chico Mendes (ICMBio), a Cema - Consultoria Especializada na Área Ambiental e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) do estado da Bahia. Outras brigadas voluntárias também estão no local, como a brigada do Vale do Capão, região próxima também atingida pelo fogo.

O Parque Nacional Chapada Diamantina recebe cerca de 16 mil visitantes por ano. Apesar do incêndio, as visitas ainda estão permitidas. A trilha percorrida pelos turistas estaria distante da área atingida. No entanto, a administração do parque recomenda cuidados. Os turistas devem procurar associações ou guias autorizados nas cidades próximas e não devem entrar desacompanhados ou se afastar da trilha determinada.

Edição: Fernando Fraga

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário