one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Itajaí - Carro incendiado em Itajaí, Santa Catarina

Imagem:

Compartilhar:

Ministro da Justiça e governador catarinense anunciam operação para "asfixiar" organizações criminosas

Criado em 16/02/13 15h19 e atualizado em 16/02/13 17h33
Por Alex Rodrigues Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Carro queimado em Itajaí
Itajaí - Carro incendiado em Itajaí, Santa Catarina (Marcelo Camargo/ABr)

Brasília – A União e o governo de Santa Catarina vão realizar uma megaoperação para impedir que organizações criminosas que atuam no estado, como o Primeiro Grupo da Capital (PGC), continuem recebendo dinheiro, drogas e armas. O objetivo da Operação Divisa é "asfixiar financeiramente as organizações criminosas", disseram hoje (17), em Florianópolis, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador do estado, Raimundo Colombo.

"Sabemos que as organizações criminosas têm de ser combatidas em todas as frentes, mas uma das mais importantes é o asfixiamento financeiro desses grupos, que precisam receber os produtos ilícitos que comercializam, as armas, e ter trânsito de pessoas", disse Cardozo, em entrevista coletiva.

LEIA TAMBÉM:
- Santa Catarina transfere 40 presos para presídios federais de segurança máxima
- Cinco novos ataques são registrados em Santa Catarina durante a última noite

O plano de ação, anunciado sem muitos detalhes, é semelhante à iniciativa anunciada em novembro de 2012 para conter a onda de violência em São Paulo. De acordo com o ministro, o plano, que prevê "cerco policial nas divisas terrestres, aéreas e marítimas do estado",  envolverá vários órgãos federais e estaduais, como as polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil, a Receita Federal e o Conselho Estadual de Combate à Pirataria, entre outros.

Ouça também reportagem da Radioagência Nacional:

A fiscalização nas estradas vai ser intensificada, com a montagem de barreiras fixas em vários pontos das estradas que cortam ou dão acesso ao estado, informou o ministro. Equipamentos de alta tecnologia, como um scanner veicular capaz de detectar a existência de substâncias ilícitas ou de armas no interior dos veículos, também serão usados.

Além disso, em 30 dias, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) fornecerá à Polícia Civil de Santa Catarina modernos equipamentos para que o estado conclua a instalação do laboratório de lavagem de dinheiro, capaz de detectar fluxos financeiros e identificar os beneficiários, fornecendo subsídios para os serviços de inteligência combaterem as organizações criminosas. Santa Catarina já dispõe de um laboratório deste tipo, mas, segundo o ministro, hoje, o equipamento funciona com 20% da capacidade dos mais modelos mais avançados.  

Na entrevista, o ministro defendeu a importância de todas as unidades da federação buscarem identificar e resolver "situações indevidas" em relação à situação de alguns presos, como, por exemplo, os que já podiam ter sido libertados ou beneficiados pela progressão para o regime semi-aberto. "É preciso analisar situações indevidas em presídios e corrigi-las. Em 30 dias, procuraremos formar uma frente nacional de defensores públicos que analisem as condições de cada preso." 

Apesar de mais cinco atentados terem sido registrados na noite passada, elevando para 106 o total de ocorrências desde 30 de janeiro deste ano, o governador Raimundo Colombo disse que o estado tem enfrentado a onda de crimes, com a deflagração da Operação Divisa, a troca de informações entre autoridades federais e catarinenses e a prisão, hoje, de ao menos 25 pessoas.

"Estamos quebrando a espinha dorsal do crime organizado em Santa Catarina. O trabalho continuará e precisa ser assim. Estamos trabalhando, enfrentando e vencendo o crime organizado. Uma série de ações vai ser desenvolvida em parceria pelos governos estadual e federal. É importante que vençamos esta luta pelo bem da sociedade", disse Colombo.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário