one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Todas elas receberão ônibus da linha expressa e da paradora e vão funcionar diariamente das 5h à 1h

Imagem:

Compartilhar:

Motoristas de ônibus fazem greve no aniversário do Rio

Criado em 01/03/13 09h50 e atualizado em 01/03/13 10h09
Por Vinícius Lisboa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

corredor de ônibus rio de janeiro
O sindicato das empresas de ônibus da cidade pedirá ao TRT que julgue a legalidade da paralisação, que classifica de abusiva por não respeitar o percentual mínimo de 30% dos ônibus circulando (Foto: Mariordo59/Creative Commons)

Rio - No aniversário da cidade, comemorado hoje (1º), uma greve organizada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Estado do Rio de Janeiro (Sintraturb-RJ) para cobrar melhores condições de trabalho causa transtornos a quem tenta se locomover desde a meia-noite. A Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus da cidade, pedirá ao Tribunal Regional do Trabalho que julgue a legalidade da paralisação, que classifica de abusiva por não respeitar o percentual mínimo de 30% dos ônibus circulando.

De acordo com o presidente do Sintraturb-Rio, José Carlos Sacramento de Santana, a greve teve a adesão de 90% da categoria no início da manhã. Foi preciso pedir que os motoristas fossem trabalhar para que o número de ônibus circulando chegasse a 30% da frota.

Ele explica que os motoristas reivindicam piso salarial de R$ 2 mil e 15% de aumento salarial, além de direito a plano de saúde, vale-refeição e aumento da cesta básica. Outro pedido do sindicato é o fim da dupla função de cobrar e dirigir.

Segundo José Carlos, a Rio Ônibus concedeu unilateralmente 8% de aumento, apesar do pedido de 15%. Já a Rio Ônibus diz que sempre esteve aberta à negociação e que além dos 8%, serão dados mais 2% em junho. O sindicato das empresas argumenta que motoristas de micro-ônibus receberam 40% de aumento, e que os dos ônibus articulados ganharam 20%, além dos 8% da categoria.  

A Rio Ônibus informa que a zona oeste é a área mais atingida pela paralisação. Na madrugada, 60 ônibus alimentadores do BRT Transoeste foram apedrejados quando foram tirados da garagem.

Ao meio-dia desta sexta-feira, o Sintraturb-Rio realizará nova assembleia para discutir os resultados da greve e sua possível suspensão antes do tempo, já que estava prevista para durar 24 horas.

A greve complicou o trânsito em vários pontos da cidade, pelo excesso de carros nas ruas e encheu os pontos de ônibus de passageiros, que esperaram mais que o normal para viajar. O BRT está funcionando sem linhas alimentadoras, e os ônibus de integração com o metrô também não estão circulando.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário