one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Poste de luz

Imagem:

Compartilhar:

Professor da UFRJ diz que rede elétrica pode ficar mais protegida quando é subterrânea

Criado em 17/03/13 16h14 e atualizado em 17/03/13 17h01
Por Isabela Vieira Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Poste de luz
Falcão destacou que um cuidado fundamental no caso da rede aérea é a poda habitual das árvores na rua. (foto: Carlos Ramalhete / Creative Commons)

Rio de Janeiro - Vulnerável a raios, a árvores ou galhos que caem durante os temporais, a rede elétrica pode ficar mais protegida quando é subterrânea em vez de área (passando por postes). A avaliação é do professor de engenharia elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Djalma Falcão. Ele lembrou que até Nova York, nos Estados Unidos, sofreu com interrupções no fornecimento durante a passagem do ciclone tropical Sandy, em outubro de 2012, que arrancou postes.

Para ele, a solução é proteger os cabos embaixo de ruas e calçadas. Segundo o professor o problema é o custo desse tipo de instalação, que pode ser até dez vezes o valor da instalação da rede aérea. “A rede subterrânea, mais confiável, só é instalada quando há alta densidade de pessoas”, informou.

LEIA TAMBÉM:
Brasileiros ficaram mais de 18 horas sem energia em 2012

Consumidor reclama da perda de aparelhos elétricos quando a energia volta
Distrito Federal e cidades do entorno sofrem os frequentes piques de luz ou apagões

Falcão destacou que um cuidado fundamental no caso da rede aérea é a poda habitual das árvores na rua. “[Isso é essencial para que], mesmo batendo vento forte, a árvore não alcance a rede elétrica". Outros cuidados importantes são a vistoria de árvores com problema que possam cair a qualquer hora e a própria manutenção da rede elétrica. “Às vezes, a gente vê um emaranhado de fios em vários postes".

Sobre riscos de explosões de bueiros por onde passam os fios da rede elétrica, como ocorreu no centro e zona sul do Rio, o especialista disse que a verificação constante é necessária. A Light, concessionária cujos bueiros explodiram e deixaram feridos no Rio desenvolveu um programa para recuperar a rede nessas localidades.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário