one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


curso de capacitação policial civil

Imagem:

Compartilhar:

Academia de Polícia do Rio capacita profissionais para segurança de grandes eventos

Criado em 18/04/13 17h19 e atualizado em 18/04/13 18h22
Por Vinícius Lisboa Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

curso de capacitação policial civil
curso de capacitação policial civil (Dennys Coelho / Polícia do RJ)

Rio de Janeiro - Cerca de 60 profissionais de diversos órgãos de segurança se formaram hoje (18) na quarta turma do curso de capacitação de operadores em segurança de grandes eventos e segurança turística. Para a Copa das Confederações, que ocorre em junho, o curso já preparou 220 pessoas, que serão apresentadas no próximo dia 7 de maio ao governo do estado do Rio. A previsão é que, até as Olimpíadas de 2016, o número de formados chegue a 2 mil.

Apesar de ser ministrado na Academia de Polícia Civil (Acadepol) do Rio, o curso reúne policiais militares e federais, bombeiros, guardas municipais, agentes de segurança de outros estados e até funcionários de hotéis e do Metrô Rio e da Supervia. "Trabalhamos com todo tipo de profissional. Alguns não são policiais, mas contribuem para a segurança, como os de transporte e de hotéis", disse Camilo Dornellas, coordenador do curso e diretor do Centro de Estudos da Acadepol.

Assista ao vídeo sobre o curso:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Dos 220 formados, 20 são de outros estados, já que, segundo Camilo, o curso é o único do tipo do Brasil, o que atraiu até um policial de Portugal nessa última turma. Com professores de outros estados, a ideia da preparação é irradiar o conhecimento em todas as forças de segurança e ensinar uma abordagem mais integrada. "Os alunos são pessoas estratégicas. Se cada um comandar 40 ou 50 homens, você tem um efeito multiplicador. O conceito do curso é multiplicar o conhecimento", declarou.

O curso tem quatro semanas de duração e inclui aulas das 8h às 18h todos os dias, além de visitas técnicas aos sábados. Os alunos aprendem a posicionar e a evacuar em pontos turísticos, locais públicos e instalações esportivas, e participam de treinamentos como o feito no último dia 7 de abril, quando 500 homens participaram de uma simulação de atentado a bomba na Estação Cantagalo do metrô, em Copacabana.

O curso é gratuito e recebeu cerca de 400 inscrições. Os alunos são selecionados por análise curricular e entrevistas e são avaliados em inglês ou espanhol. Os interessados podem procurar a Acadepol no telefone 2334-9751, das 9h às 16h.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário