one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerimônia de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes

Imagem:

Compartilhar:

Cerimônia da troca da bandeira tem exposição de equipamentos militares

Criado em 07/04/13 13h22 e atualizado em 07/04/13 13h58
Por Yara Aquino Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Cerimônia de substituição da Bandeira Nacional no mastro da Praça dos Três Poderes
Desfile na cerimônia substituição da Bandeira Nacional no mastro da Praça dos Três Poderes (Jose Cruz/ABr)

Brasília - Todo primeiro domingo do mês ocorre, na capital federal, a tradicional cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes com banda militar e a presença do público. Hoje (7), ela foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Distrito Federal. O evento reuniu cerca de 100 militares e teve como destaque a exposição de helicópteros, viaturas e equipamentos usados pelas duas forças militares.

Após o hasteamento da bandeira, crianças e adultos puderam conhecer o interior dos helicópteros e de veículos do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar. Em uma tenda foi possível conferir o material usado pelos bombeiros em salvamentos: macas, aparelhos para imobilizar acidentados e para facilitar a respiração e equipamentos de mergulho.

O grupo do Bope responsável por desarmar explosivos também expôs os instrumentos e a roupa especial que os militares usam quando estão em ação. Eles explicaram ao público que o trabalho de segurança da força especial cobre o Distrito Federal e cidades goiana do Entorno.

A cerimônia da troca da bandeira é organizada em sistema de rodízio entre o Exército, a Marinha, Aeronáutica e o governo do Distrito Federal. “Todo mês de abril o Corpo de Bombeiros e a Polícia do Distrito Federal são os responsáveis. Fazemos um dia de ensaio antes da apresentação”, explicou o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Mauro Sérgio.

O evento começa às 9h com uma salva de 21 tiros de canhão, em seguida a nova bandeira é hasteada ao som do Hino Nacional, executado pela banda militar. Só quando a bandeira chega ao topo do mastro, a outra e retirada, dessa vez ao som do Hino da Bandeira.

O pavilhão fica a 100 metros de altura, acima dos prédios das sedes do Poder Executivo (Palácio do Planalto), do Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal).

O evento foi instituído pela Lei Federal 5.700, de 1º de setembro de 1971, cujo texto determina que a Bandeira Nacional esteja permanentemente no topo do mastro especial da Praça dos Três Poderes “como símbolo perene da pátria e sob a guarda do povo brasileiro”.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário