one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O prefeito de Porto Velho, Roberto Eduardo Sobrinho, foi afastado do cargo

Imagem:

Compartilhar:

Justiça manda soltar ex-prefeito e ex-vereador de Porto Velho

Criado em 11/04/13 13h38 e atualizado em 11/04/13 13h52
Por Alex Rodrigues Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Prefeito de Porto Velho Roberto Eduardo Sobrinho
O prefeito de Porto Velho, Roberto Eduardo Sobrinho (Elza Fiúza/ Agência Brasil)

Brasília – A Segunda Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) acatou o pedido de habeas corpus feitos pelo ex-prefeito de Porto Velho (RO) Roberto Sobrinho e pelo ex-vereador e ex-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) Mário Sérgio Teixeira e determinou, ontem (10), durante sessão extraordinária, que os dois fossem soltos.

Apontados pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) como mentores do esquema de desvio de recursos públicos investigado pela Operação Luminus, Sobrinho e Teixeira foram presos nesta terça-feira (9), junto com mais quatro suspeitos de fraudar licitações públicas para favorecer empresas e empresários que, entre 2006 e 2012, recebiam por serviços não prestados.

Após as investigações, o ministério pediu a prisão temporária de 20 pessoas. A Justiça só autorizou que seis fossem detidas. Segundo o secretário-executivo do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, o promotor de Justiça Pedro Abi-Eçab, o Ministério Público vai recorrer ao próprio tribunal para reverter a libertação de Sobrinho e de Teixeira.

“A soltura dos dois representa impunidade”, disse o promotor a Agência Brasil, revelando que o MP-RO também já pediu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que sejam aplicadas medidas disciplinares contra o desembargador do TJRO, Walter Waltenberg da Silva Júnior. Relator do pedido de soltura, Waltenberg é réu, junto com o ex-prefeito, em um processo que apura a suposta doação irregular, pela prefeitura, de um terreno cedido ao desembargador.

“Já representamos o CNJ, pedindo as providências disciplinares em relação ao desembargador, como a possível suspensão”, acrescentou Abi-Eçab, informando que uma ação civil pública de improbidade administrativa tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho. Na avaliação do promotor, a ação é um impedimento para que Waltenberg participasse do julgamento do pedido de habeas corpus do ex-prefeito.

Como relator do pedido, o desembargador convocou a sessão extraordinária na véspera de sair de férias. Segundo a assessoria do tribunal, Waltenberg alegou que preferia consultar os demais desembargadores a conceder o habeas corpus em caráter liminar. Durante a sessão, Waltenberg declarou não haver qualquer impedimento para votar e se manifestar a favor da libertação de Sobrinho e de Teixeira. A votação terminou empatada e foi decidida com o voto do presidente da Segunda Câmara Especial, desembargador Renato Martins Mimessi, que acompanhou Waltenberg.

A Agência Brasil tentou falar com Waltenberg por telefone, mas a assessoria do tribunal estadual informou que ele não falará com a imprensa.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário