one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Escola Estadual de Ensino Fundamental Clarisse Fecury, situada na periferia de Rio Branco, atende crianças com deficiência físicas e neurológicas e segue uma orientação pedagogica criativa.

Imagem:

Compartilhar:

Levantamento do CNJ mostra abandono de pacientes internados em hospital psiquiátrico de Sorocaba

Criado em 04/04/13 22h31 e atualizado em 04/04/13 22h38
Por Daniel Mello Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Escola no Acre é referência em educação inclusiva
m terço dos internados no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, em Sorocaba, interior paulista, não tem carteira de identidade (Elza Fiúza/ABr)

São Paulo – Um terço dos internados no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, em Sorocaba, interior paulista, não tem carteira de identidade. Segundo levantamento divulgado hoje (4) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 131 dos 405 pacientes estão sem o documento de identificação. Os dados mostram ainda que 77% não têm CPF e 46,9%, certidão de nascimento.

A falta de documentação é, para o conselheiro do CNJ, Silvio Rocha, um indicativo da situação de abandono dos pacientes. “A situação mais comum desse abandono está na falta de uma rede de assistência social e de saúde que acompanhe essas internações. No levantamento, percebemos que muitos ali não têm sequer documentos civis, como documento de identidade, CPF ou certidão de nascimento”, destacou.

O Hospital Vera Cruz foi escolhido para o primeiro censo psiquiátrico do CNJ por causa das denúncias de maus-tratos. Em 2011, o Ministério Público Federal abriu uma investigação para apurar os casos de abuso e a unidade chegou a sofrer uma intervenção do Ministério da Saúde.

O abandono e a falta de vínculos sociais aparecem ainda em outros dados. A metade (49,8%) dos pacientes do hospital não recebe visitas. Em 31,3% dos casos não há informações sobre os parentes e da cidade onde residiam. Também não se sabe o motivo da internação de 51,6% dos casos e, em 29,38% dos prontuários constam como internação involuntária.

Sobre o tempo de internação, o levantamento indicou que 10,8% dos pacientes estão no hospital há mais de 25 anos, 55,5% há mais de dez anos e 88,4% há mais de um ano.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário