one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Valor do piso em 2013 é de R$ 1.567

Imagem:

Compartilhar:

Sindicato diz que 25% dos professores paulistas estão em greve; governo contesta

Criado em 22/04/13 20h17 e atualizado em 22/04/13 23h50
Por Daniel Mello Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Sala de aula educação
Valor do piso em 2013 é de R$ 1.567 (Marcos Santos/ USP Imagens )

São Paulo – O Sindicado dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp) estima que 25% da categoria aderiram à greve iniciada hoje (22), após assembleia na última sexta-feira (19). Já a Secretaria de Estado de Educação contesta os números.

“Existem escolas cuja adesão ao movimento, se não chega a 100%, é superior a 70% ou 80% do corpo docente”, ressalta o comunicado do sindicato, que se baseia em levantamentos feitos em diferentes regiões do estado. De acordo com a secretaria, o registro de faltas cresceu 0,9%. “Oscilação considerada normal em relação à média diária de ausências de aproximadamente 5%. Desse modo, o andamento das aulas e o calendário escolar permanecem inalterados”, diz a secretaria.

Parados por tempo indeterminado, os professores querem reposição salarial de 36,74%, melhora das condições de segurança nas escolas e cumprimento da lei que destina um terço da carga horária para atividades extraclasse, entre outras reivindicações. Uma nova assembleia está marcada para a próxima sexta-feira (26).

O governo de São Paulo oferece reajuste de 8,1% e diz que cumpre a exigência de liberar os professores para preparação de aulas e atividades de formação. “Desse modo, os professores da rede estadual paulista, que já ganham 33,3% mais que o piso nacional vigente, passarão a ter, a partir de julho, uma remuneração 44,1% maior que o vencimento mínimo estabelecido em decorrência da Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério Público”, ressalta a secretaria.

Segundo o sindicato, o aumento proposto pelo estado chega a 2,1%, porque 6% já estavam garantidos em negociação anterior.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário