one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - A Operação Planalto é uma parceria do Comando Militar do Planalto com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira

Imagem:

Compartilhar:

Exército treina militares que atuarão no DF durante a Copa das Confederações

Criado em 03/05/13 18h11 e atualizado em 03/05/13 18h37
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Treinamento militar para Copa das Confederações
Brasília - Militares fazem treinamento para a Copa das Confederações com simulações de desobstrução de vias e controle de distúrbios, no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, na Academia do Corpo de Bombeiros Militar-DF (Valter Campanato/ABr)

Brasília - Os militares que participam da Operação Planalto 6 fizeram hoje (3) uma simulação de desobstrução de vias e controle de distúrbios no futuro Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, na Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Setor Policial Sul. O exercício começou às 15h e contou com a participação de tropas dos estados de Goiás, do Tocantins, de Minas Gerais e do próprio Distrito Federal.

De acordo com o general Gerson Menandro de Freitas, comandante militar do Planalto, o foco principal nesse tipo de ação é a negociação: “o uso da força aumenta gradativamente conforme haja necessidade”, explicou. Durante o exercício, foram utilizados apenas armamentos não letais, como balas de borracha, cassetete e spray de pimenta, os mesmos que são utilizados em uma situação real, de maneira que não cause danos permanentes aos manifestantes.

A operação tem como objetivo treinar os militares que atuarão na Copa das Confederações em junho e na Copa do Mundo de 2014. Cerca de 3 mil militares, além de 200 viaturas blindadas e mecanizadas, cães e um grupamento a cavalo estão sendo empregados na atividade, que começou no dia 29 de abril e termina amanhã (4).

No domingo (5), os participantes farão uma apresentação para o público, a partir das 10h, na Praça dos Três Poderes. A cerimônia cívica de encerramento coincide com a troca da Bandeira Nacional e terá também desfile da tropa e apresentação dos alunos do Colégio Militar de Brasília.

A Operação Planalto é uma parceria do Comando Militar do Planalto com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira. Durante o treinamento, os militares participam de diversas ações de patrulhamento ostensivo, de ponto de bloqueio em vias urbanas, de exercícios de proteção de estruturas estratégicas, de controle de distúrbios e de proteção contra agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário