one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Operação policial na Zona Norte de São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Norma que impedia PM de prestar socorro a vítimas de confronto é suspensa em SP

Criado em 15/05/13 16h19 e atualizado em 15/05/13 20h32
Por Daniel Mello Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Operação policial na Zona Norte de São Paulo
A medida foi tomada em janeiro para garantir atendimento adequado aos feridos e preservar os locais dos crimes (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

São Paulo - A Justiça de São Paulo suspendeu a norma da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que impedia vítimas de crimes ou pessoas envolvidas em confrontos com a polícia serem socorridas por policiais militares. A decisão suspende a validade da norma da SSP até o julgamento do mérito da ação proposta pelo Ministério Público de São Paulo.

Leia também:

- Diretor do Samu-SP defende norma que proíbe a polícia paulista de prestar socorro
- Especialistas divergem sobre norma do governo paulista que impede a polícia de prestar socorro

A medida foi tomada em janeiro para garantir atendimento adequado aos feridos, preservar os locais dos crimes, para que a perícia e as investigações sejam feitas de forma adequada. O socorro passou a ser feito exclusivamente por unidades médicas e paramédicas de emergência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu).

O juiz Marcos Pimentel Tamassia, da 4ª Vara da Fazenda Pública Central, entendeu, no entanto, que a norma viola o direito da inviolabilidade da vida e da preservação da saúde, previstos na Constituição Federal. “O objetivo primordial da edição da Resolução SSP 05/2013 não foi criar melhores condições de socorro a vítimas de crimes, mas sim estabelecer regras para preservação do local, com vistas à investigação criminal, valor esse secundário relativamente ao direito à vida", ressalta o magistrado em sua decisão.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário