one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em protesto, brasilienses pedem tarifa zero e passe livre para o transporte coletivo

Imagem:

Compartilhar:

Manifestação pela tarifa zero no DF reúne 2 mil pessoas

Criado em 19/06/13 23h07 e atualizado em 19/06/13 23h39
Por Marcelo Brandão Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - A manifestação pela tarifa zero no Distrito Federal, que começou com cerca de 600 pessoas na tarde desta quarta-feira (19) no centro de Brasília, cresceu durante o caminho e chegou a cerca de 2 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar (PM). A organização da passeata, no entanto, contabilizou cerca de 6 mil pessoas. Os manifestantes saíram da Rodoviária do Plano Piloto e fizeram um trajeto de aproximadamente três quilômetros, passando pela avenida W3 Sul e pelo Eixão Sul, voltando para a rodoviária em seguida. O percurso durou cerca de duas horas e teve apoio dos motoristas, mesmo com a interrupção do trânsito.

Embora a principal motivação da manifestação desta quarta-feira tenha sido a tarifa zero do transporte público, também foram feitas críticas ao governador Agnelo Queiroz e ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Marco Feliciano. Todo o percurso foi feito de forma pacífica, sem qualquer ocorrência de atos violentos. Por vários momentos, as pessoas lembravam a passeata que está programada para quinta-feira (20), nos mesmos moldes da marcha ocorrida na última segunda-feira (17), e gritavam que “amanhã vai ser maior”.

Samuel Silva, 19, participou da marcha pela tarifa zero e garantiu presença na marcha de quinta-feira. Samuel disse que tem participado das manifestações na capital federal desde sábado, nos arredores do Estádio Mané Garrincha. “Isso tudo mostra a indignação do povo com aumento das passagens de ônibus e com os gastos com a Copa do Mundo”, disse.

O estudante Thales Reis, 19, acredita que o povo despertou com as recentes mobilizações. “Antes, eu pensava que a situação no Brasil estava ruim e nunca ia melhorar, aí eu vi que as pessoas estavam se reunindo, o brasileiro despertou. Então, eu me inspirei e aderi ao movimento e quanto mais gente melhor.”

Segundo o coronel Laércio Oliveira, da Polícia Militar, os próprios manifestantes garantiram a paz durante a caminhada. “Foi tudo tranquilo, não tivemos nenhum incidente. Tudo que foi combinado com eles foi cumprido e eles mesmos estão se policiando [para evitar atos violentos]”.

O organizador da passeata desta quarta-feira, Paique Duques, membro do Movimento Passe Livre (MPL), destaca a importância de lutar pela tarifa zero por meio das marchas. “Nós sabemos a limitação do governo em implementar a proposta, que é simples, efetiva e viável, mas que envolve uma série de intenções políticas. E as mobilizações de rua são o caminho para dobrar governantes e empresários”.

Em reunião com os próprios representantes do MPL na manhã de hoje, o governo do Distrito Federal (GDF) se comprometeu a debater a implantação da tarifa zero. "Este governo não é contra a tarifa zero, não acreditamos que seja inviável, nem impossível. O que acreditamos é que essa é uma questão que a população deve discutir, debater amplamente já que teria profundos impactos na vida de todos", explicou José Walter Vazquez Filho, secretário de Transporte.

Vazques Filho disse que o GDF estuda uma forma de possibilitar um transporte sem tarifas e os estudos apontam para um gasto de R$ 130 milhões mensais para custeá-lo. "A sociedade tem que dizer quem vai pagar essa conta. Se o transporte é um direito e há a visão de que o coletivo tem primazia sobre o individual, as pessoas devem decidir de que forma isso deve ser implantado".
 
Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário