one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lançamento de campanha de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Governo do Rio inicia campanha de combate ao tráfico humano

Criado em 01/07/13 11h06 e atualizado em 01/07/13 11h24
Por Agência Brasil Edição:Marcos Chagas

Lançamento de campanha de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Rio de Janeiro
Projeto, inédito no Brasil, começou na estação do teleférico de Bonsucesso, na zona norte da capital (Wanderson Costa Cruz/Governo do Rio de Janeiro)

Rio de Janeiro – Para estimular o debate sobre o tráfico humano e o trabalho escravo na sociedade, o governo do Rio de Janeiro (RJ) se engajou no movimento internacional Gift Box, que utiliza caixas coloridas, em locais públicos, com relatos de vítimas e simulação do processo de aliciamento dos traficantes. O projeto, inédito no Brasil, começou na estação do teleférico de Bonsucesso, na zona norte da capital, e passará por, pelo menos, mais cinco locais até agosto.

Leia também

CNJ vai apurar se Judiciário facilita tráfico de pessoas

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, disse, em nota, que a campanha é importante para que o governo conscientize sobre o que é o tráfico de pessoas, porque as pessoas são iludidas com propostas de salários altos e, quando chegam nos locais prometidos, descobrem que foram enganadas. O objetivo, acrescentou Teixeira, é que as pessoas, quando se depararem com a caixa, percebam o impacto que é ser traficado e reflitam “que nem tudo são flores no mundo real”.

Para o coordenador da Área de Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Luiz Machado, a legislação brasileira ainda não está adaptada para a realidade do tráfico de pessoas. Segundo ele, os registros oficiais indicam cerca de 300 casos de pessoas traficadas.

A campanha passará, ainda, pelas estações Central do Brasil e Cinelândia, no centro do Rio; Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; Copacabana, na zona sul; e Campo Grande, na zona oeste. A iniciativa servirá de teste para a maior divulgação durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário