one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerimônia de troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes

Imagem:

Compartilhar:

Troca da bandeira atrai adultos e crianças à Praça dos Três Poderes

Criado em 07/07/13 13h34 e atualizado em 07/07/13 13h46
Por Mariana Branco Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília – Adultos e crianças curiosos para ver o desfile, os uniformes e a apresentação musical das Forças Armadas reuniram-se hoje (7), na Praça dos Três Poderes, para acompanhar a tradicional cerimônia da troca da bandeira, realizada todo primeiro domingo do mês na capital federal. A cada mês, a solenidade é coordenada por uma das três forças militares e por um estado. Neste mês, os responsáveis pela substituição foram a Força Aérea Brasileira (FAB) e o governo do Distrito Federal.

Para pessoas como o servidor público Marcos Gonzaga Lima, de 42 anos, a cerimônia é importante por incutir noções de civismo nos mais jovens. Marcos levantou cedo para levar os sobrinhos Jamile, de 6 anos; Gabriele, de 12, Vitor, de 14, e Marcos, também de 14, para assistir à solenidade. “É o momento de deixar nascer esse espírito de patriotismo”, comentou.

Na opinião de Marcos, o momento de protestos vivido atualmente pelo país confere mais importância a um evento como a substituição da bandeira. “Para mim, as manifestações são o verdadeiro patriotismo, muito mais do que a troca da bandeira. Mas não deixa de ser bonito.”

A dona de casa Zelma Alexandre, de 45 anos, mudou-se de São Paulo para Brasília há cinco meses e é a segunda vez que leva as filhas Isadora, de 7 anos, e Bárbara, de 10, para assistir à cerimônia. Ela também já acompanhou as meninas a outros passeios da capital ligados ao turismo cívico, como visitas ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Sempre estamos visitando. É muito interessante a organização deles para a troca da bandeira”, disse Zelma.

A disciplina dos militares em formação também atraiu a atenção e as lentes da câmera da estudante Bárbara Magalhães, de 22 anos. A carioca, que mora em Brasília há um ano e meio, saiu para passear e fazer fotos da Esplanada dos Ministérios aproveitando o domingo de sol. Ao saber que a solenidade da troca estava ocorrendo na Praça dos Três Poderes, decidiu ir para lá fazer imagens. “Estava passeando, porque o dia está bonito, e resolvi vir olhar. Acho bacana essa parte de Brasília ligada ao civismo. É legal porque a gente interage um pouco com esses símbolos”, comentou.

O mastro com a bandeira nacional na Praça dos Três Poderes tem 100 metros de altura e é formado por 24 hastes dispostas em círculo que convergem no topo. Elas simbolizam a convergência dos poderes e de todas as unidades da Federação. A bandeira nacional hasteada no mastro deve medir 186 metros quadrados. Durante a cerimônia de substituição, é executado o Hino da Bandeira.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário