one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Roberto Gurgel PGR

Imagem:

Compartilhar:

Gurgel se despede de cargo e critica demora na indicação de novo PGR

Criado em 14/08/13 20h28 e atualizado em 14/08/13 20h37
Por Débora Zampier Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, se despediu nesta quarta-feira (14) da chefia do Ministério Público em sua última sessão no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deixa o cargo oficialmente nesta quinta-feira (15), após quatro anos de mandato. Assumirá interinamente a vice-presidenta do Conselho Superior do Ministério Público Federal, Helenita Acioli.

A saída de Gurgel foi lembrada no final da sessão de hoje pelo presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa. Ele disse que Gurgel exerceu o cargo com “sobriedade, retidão e espírito público”, e lembrou que o procurador teve participação ativa na elaboração da Constituição de 1988 e na lei orgânica da categoria.

Assim como Barbosa, o decano da Corte, Celso de Mello, destacou a importância do Ministério Público na proteção dos interesses da sociedade. O ministro defendeu a autonomia e independência dos profissionais para combater a “ação predatória daqueles que desprezam e desrespeitam as leis, a consciência moral, a responsabilidade social e a Constituição”.

O trabalho de Gurgel à frente da PGR também foi homenageado pelo advogado Marcelo Leonardo, que falou em nome da categoria. Ele destacou que mesmo atuando em lados opostos – Leonardo é defensor do publicitário Marcos Valério na Ação Penal 470 – o procurador sempre foi “afável, educado e atencioso” no trato com os advogados.

Gurgel agradeceu e disse que aquele era um “momento de muita emoção” após oito anos no STF - os quatro primeiros como vice-procurador-geral, na gestão de Antonio Fernando de Souza. Nesta semana, Gurgel informou que sairá de férias assim que deixar o cargo, e que assim como seu antecessor, deverá se aposentar em seguida.

Ao final da sessão, Gurgel voltou a criticar a demora para indicação do novo procurador-geral da República, que é feita pela presidenta Dilma Rousseff. “A interinidade é altamente indesejável. Infelizmente estamos indo pela terceira vez para uma interinidade na Procuradoria-Geral da República. É um cargo que é incompatível com esta interinidade”, disse.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário