one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tornado em Taquarituba

Imagem:

Compartilhar:

Tornado: prefeitura de Taquarituba decreta estado de calamidade pública

Criado em 23/09/13 14h16 e atualizado em 23/09/13 14h40
Por Marli Moreira Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

São Paulo- Equipes da Defesa Civil do estado e do município de Taquarituba, a 320 quilômetros da capital paulista, ainda estão fazendo o levantamento dos estragos provocados pelo tornado que atingiu a cidade, na tarde de ontem (22). Duas pessoas morreram e 64 ficaram feridas. A maioria foi atendida e liberada em seguida.

Confira as imagens:

A prefeitura decretou estado de calamidade pública. Metade da cidade ficou sem luz e sem telefone. A comunicação e o fornecimento de energia já foram, parcialmente, restabelecidos. Com a força do vento estimada entre 150 a 200 quilômetros por hora, pelo menos 150 casas ficaram destelhadas. Segundo a Prefeitura, muitos desses moradores são de poder aquisitivo elevado e não precisaram contar com abrigos municipais.

Por meio de nota, a Defesa Civil do estado informou que oito pessoas foram abrigadas no Ginásio de Esportes da Vila São Vicente e  várias famílias procuraram se alojar em casas de parentes ou de amigos. O comunicado revela também, que 30 imóveis comerciais sofreram danos. Os prejuízos ainda não foram calculados.

Leia também:

Incêndio de grandes proporções consome loja em Osasco

Primavera começa com mudanças no regime de chuvas e temperaturas

Entre os locais atingidos estão o terminal rodoviário, uma beneficiadora de grãos que incluem feijão, soja e milho produzidos na região e uma empresa de confecção, além de um ginásio municipal poliesportivo que teve a estrutura metálica arrancada.Uma as vigas caiu e matou o adolescente Mateus Pereira.

No trecho da rodovia SP 255, na ligação entre o município de Taquarituba e de Coronel Macedo, um ônibus da viação Transfronteira, que fazia o transporte de um grupo de pessoas a caminho de um evento da terceira idade, tombou ao ser atingido pelas rajadas de vento, e causou a morte do motorista Jamil Francisco da Silva.

A prefeitura lançou  SOS para receber doações na conta corrente do executivo municipal : agência 2712-X, do Brasil do Brasil, conta 95000.

Segundo a metereologista Helena Turon Balbino,do Sétimo Distrito do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o tornado foi provocado pelo encontro do ar quente e úmido vindo da Amazônia, com o ar polar seco vindo do sul do continente. Fenômenos como esse, explicou ela, não são frequentes, mas já ocorreram no Vale do Paraíba e em outros pontos do estado.

“Nós tínhamos visto a formação de uma nuvem pelo radar do IPMet - Instituto de Pesquisas Metereológicas do campus de Bauru da Universidade Estadual Júlio de Mesquisa Filho (Unesp) , que indicava a possibilidade de tempestade, mas não imaginávamos a sua magnitude”,acentuou a metereologista.

Edição: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário