one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


fumaça tóxica armazém santa catarina

Imagem:

Compartilhar:

Estado de bombeiro intoxicado em São Francisco do Sul é muito grave

Criado em 26/09/13 13h06 e atualizado em 26/09/13 13h21
Por Thais Leitão Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Incêndio em fábrica de fertilizantes
O bombeiro voluntário foi transferido para a unidade de Joinville às 4h desta quinta-feira, depois de receber os primeiros atendimentos, por volta das 2h, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em São Francisco do Sul (James Tavares/SECOM/Governo de Santa Catarina)

Brasília - Internado na madrugada de hoje (26) por intoxicação no município de São Francisco do Sul (SC), o bombeiro voluntário David Marcelino, 59 anos, apresenta estado de saúde "muito grave", informou a assessoria do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. Ele passou mal após inalar fumaça provocada pela queima de uma carga de nitrato de amônio, enquanto trabalhava no local.

Leia mais notícias aqui

O bombeiro voluntário foi transferido para a unidade de Joinville às 4h desta quinta-feira, depois de receber os primeiros atendimentos, por volta das 2h, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em São Francisco do Sul. Inicialmente, Marcelino foi sedado e entubado em razão de intensa tosse, espasmos e tremores pelo corpo, e foi levado para o hospital regional, onde está internado na UTI. Ainda de acordo com a assessoria da unidade de saúde, ele respira com a ajuda de aparelhos e está sendo submetido a exames complementares neste momento.

Além dele, outro bombeiro voluntário foi atendido na madrugada de hoje no Hospital Nossa Senhora das Graças por ter inalado fumaça química. A assessoria da unidade, no entanto, não informou sua identificação e disse apenas que ele foi liberado após ser medicado. Ao todo, 172 pessoas buscaram atendimento no hospital, a maior parte com sintomas considerados simples pelos médicos, como irritação nos olhos e na garganta, náusea e vômito.

Mais cedo, em entrevista à Agência Brasil, o comandante João dos Santos Júnior, que coordena os 70 bombeiros voluntários integrantes da força-tarefa que atua na operação, disse que o trabalho é prejudicado pela mudança na direção do vento na região, que leva a fumaça para diferentes lugares e a distâncias maiores. A equipe é formada também por bombeiros militares, a Defesa Civil, as polícias Civil e Militar e o Exército.

A fumaça é decorrente da queima de uma carga de nitrato de amônio, no galpão de uma fábrica de fertilizantes, no Bairro Paulas, em São Francisco do Sul. O acidente ocorreu por volta das 22h de terça-feira (24). A prefeitura decretou situação de emergência para acelerar as ações de assistência à população. Ontem (25), o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, esteve no local para acompanhar as ações das equipes. Também acompanharam os trabalhos a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto Viana.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário