one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/Galeão

Imagem:

Compartilhar:

Gleisi Hoffman acata revisões do TCU sobre editais dos leilões dos aeroportos de Confins e Galeão

Criado em 25/09/13 23h42 e atualizado em 25/09/13 23h57
Por Paulo Victor Chagas Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Blog do Planalto divulgou hoje (25) uma entrevista com a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, em que diz reconsiderar disposições dos editais dos próximos leilões de aeroportos, comemora a liberação de concessões de três trechos de rodovias pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e atualiza as negociações acerca dos portos e ferrovias.

O principal questionamento levantado pelo tribunal e acatado pela ministra diz respeito à concorrência do leilão dos aeroportos de Confins, em Belo Horizonte, e do Galeão, no Rio de Janeiro, marcado para novembro. Segundo Gleisi, a limitação a 15% da participação de empresas que já administram outras concessões – Guarulhos, na Grande São Paulo; Viracopos, em Campinas; e Juscelino Kubitschek, em Brasília - foram leiloados no ano passado - seria benéfico para a livre concorrência durante a operação. “O TCU questionou a concorrência no momento do leilão. Informamos ao tribunal que não nos oporíamos a uma mudança nesse quesito”, disse a ministra.

Outro pedido de revisão feito pelo TCU se refere à exigência de que as empresas tivessem uma experiência mínima de 35 milhões de passageiros/ano para operar os aeroportos. “Nos estudos, utilizamos o benchmarking internacional que estabelece como adequado operador com experiência de 2,2 vezes o número de passageiros atualmente transportados”, explicou Gleisi Hoffmann. A ministra revelou que, com base na tabela, alterou a capacidade do aeroporto de Confins para 20 milhões de passageiros/ano, já que ele opera com cerca de 10 milhões de passageiros.

Gleisi também repercutiu, na entrevista, a aprovação pelo TCU dos estudos para concessões de três trechos rodoviários, conforme noticiado hoje (25). “Vamos avaliar os trechos, analisar a competitividade de cada um e, a partir daí, tomar a decisão de quais editais publicaremos e a data da realização dos leilões”, declarou.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário