one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


1968 - Passeata dos 100 mil

Imagem:

Compartilhar:

Integrantes de comissões da Verdade vão visitar instalações do antigo DOI-Codi no Rio de Janeiro

Criado em 18/09/13 22h41 e atualizado em 18/09/13 23h33
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Integrantes das comissões Nacional da Verdade (CNV) e Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-RJ); os deputados Ivan Valente (PSOL-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP), além do procurador da República Antônio Cabral, vão visitar na segunda-feira (23), às 10h, o Destacamento de Operações de Informações-Centro de Defesa Interna (DOI-Codi), que funcionava em um prédio no interior do 1º Batalhão da Polícia do Exército, na Tijuca, zona norte da capital fluminense.

Para a Comissão da Verdade do Rio, o DOI-Codi foi o principal centro de torturas do Rio durante a ditadura militar. A visita ao prédio é o primeiro passo da proposta de transformar o local em um centro de memória, como ocorreu com o antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) de São Paulo e com os centros de tortura na Argentina, no Uruguai e no Chile.

A visita estava marcada para a próxima sexta-feira (20), mas de acordo com a Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, foi suspensa por causa de veto do Exército ao nome da deputada Luiza Erundina. A nova data foi acertada em uma reunião na tarde de hoje (18) do ministro da Defesa, Celso Amorim, com os senadores João Capiberibe (PSB-AP), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Ana Rita (PT-ES).

Ainda de acordo com a CEV-RJ, na reunião com o ministro, foi acertado também que não haveá vetos aos nomes indicados para compor a comitiva.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário