one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O objetivo da ocupação é pressionar pela aprovação da eleição direta para os cargos de reitor e de vice-reitor

Imagem:

Compartilhar:

Direção da USP Leste quer se reunir com alunos para evitar presença da PM em reintegração de posse

Criado em 11/10/13 12h54 e atualizado em 11/10/13 13h13
Por Fernanda Cruz Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

São Paulo – Depois de a Justiça paulista ter concedido a reintegração de posse do prédio da administração da Universidade de São Paulo do Campus Ermelino Matarazzo (conhecido como USP Leste), a instituição informou que fará uma reunião com os alunos para tentar uma desocupação pacífica, sem ação da Polícia Militar. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira (14), às 10h.

Depois da decisão da juíza Carmen Cristina Teijeiro, que determinou ontem (11) a reintegração de posse, os alunos informaram que vão manter a ocupação no prédio administrativo até a data da reunião com o diretor em exercício, Edson Leite. Os estudantes ocupam o local desde o dia 2 deste mês, em protesto contra a contaminação do solo local, que concentra gás metano – altamente inflamável – proveniente do descarte do desassoreamento do Rio Tietê.

Leia mais:

Após fechar portão principal da USP, manifestantes caminham até prédio da reitoria

Justiça concede reintegração de posse de prédio administrativo da USP Leste

No final da tarde de ontem, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deu à USP um prazo de dez dias para readequar o seu plano de ação. A universidade entregou o documento à agência no dia 2 deste mês, data final para que fossem cumpridas as exigências impostas pelo auto de infração, que apontava descumprimento de 11 exigências no campus. Uma delas era a implantação de um sistema de extração de gases do subsolo.

Segundo a Cetesb, o plano de ação precisa de readequações. Na proposta da empresa de consultoria ambiental Servmar, contratada pela USP para executar a recuperação da área contaminada, o atendimento às exigências feitas pela companhia seria feito até abril de 2014. No entanto, o prazo foi considerado longo pela companhia.

A Cetesb informou que quer antecipar a definição sobre a implantação dos sistemas de extração de gases e a finalização das investigações do solo contaminado deposto sem autorização em duas áreas específicas do campus. A remoção dessa terra precisa ser concluída até dezembro deste ano, diz a nota da companhia.

A Companhia Ambiental paulista fez uma vistoria no campus, na última sexta-feira (4), e constatou que parte das exigências presentes no auto de infração já foram atendidas. A Cetesb ressaltou também que o monitoramento diário de gases mostrou que não há riscos de inflamabilidade na área.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário