one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


água parada com gotas de chuva

Imagem:

Compartilhar:

Chuva forte leva a transbordamento de rios na região serrana e norte fluminense

Criado em 26/11/13 21h08 e atualizado em 26/11/13 21h29
Por Douglas Corrêa Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Rio Quitandinha, em Petrópolis, na região serrana do estado, transbordou hoje (26) à tarde, devido às fortes chuvas na cidade. De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, as chuvas não provocaram ocorrências graves no município. O Quitandinha transbordou na altura da Rua Coronel Veiga, na área central da cidade, mas já voltou ao normal. As demais demandas que chegaram à Defesa Civil foram pedidos de vistoria preventiva.

Leia mais notícias

O maior índice pluviométrico foi no Bingen, que registrou 68,8 milímetros de chuva em uma hora. A sirene no bairro Dr. Thouzet foi acionada, e os moradores orientados a procurar locais seguros, como pontos de apoio e casas de amigos ou parentes forda das áreas de risco.

De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que monitora os rios do estado, o Quitandinha chegou a ficar em estágio de alerta máximo, o terceiro de um total de quatro níveis de preocupação para enchentes.

Em Macaé, norte fluminense, os rios São Pedro e Macaé também transbordaram e estão em alerta máximo, com ocorrência de chuva forte na região. Segundo a prefeitura, a cidade é situada ao nível do mar, mas tem vários bairros abaixo desse nível o nível do mar, condição que favorece a ocorrência de alagamentos quando há chuva forte. Também a maré alta contribui para os alagamentos na cidade.

Em alguns bairros, o alagamento foi menor do que os ocorridos no ano passado. É o caso das bacias, abaixo do nível do mar, de Novo Horizonte e Campos D’Oeste. Porém, em algumas ruas, persistiu a dificuldade de drenagem. A solução para as duas localidades é a construção de piscinas para contenção das águas das chuvas.

No Horto, a Escola Santa Maria sofreu alagamento por causa da obstrução de um córrego, causada por uma empresa ali instalada. A prefeitura informou que vai fazer as obras necessárias para impedir novos alagamentos na área.

As máquinas da prefeitura precisaram abrir espaço para o escoamento da água em Imboassica, região que teve a mobilidade bastante prejudicada. Em Imboassica e no Parque dos Tubos, as obras de construção de duas galerias para escoamento de águas pluviais têm por objetivo resolver o problema de alagamentos na área. As obras consistem na construção de duas galerias que substituirão duas redes de manilhas, que já não atendem ao bairro. Essa é a causa dos alagamentos nos dias de chuva forte. As galerias que interligarão o bairro de Imboassica à Lagoa estão concluídas até a altura da rodovia Amaral Peixoto.

Devido à chuva, as aulas foram suspensas hoje na Escola Fazenda Santa Maria, no Horto, e na Escola de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques, na Barra.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário