one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estima-se que 10 a 15 pessoas ainda estejam soterradas no bairro Quitandinha, o mais atingido pelas chuvas em Petrópolis

Imagem:

Compartilhar:

Governo libera dinheiro para reassentamento de famílias de Petrópolis

Criado em 28/11/13 18h30 e atualizado em 28/11/13 18h54
Por Da Agência Brasil Edição:Beto Coura

Chuvas em Petrópolis
O governo federal está implementando Morar Seguro em Petrópolis, primeiro município a receber o programa, por causa do histórico de vítimas nas chuvas dos últimos anos(Tânia Rego/ Agência Brasil)

Rio de Janeiro - O Ministério das Cidades liberou R$ 75 milhões para a desocupação de áreas de alto risco de deslizamento em Petrópolis, região serrana do Rio, em benefício de 270 famílias. A decisão foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União e, segundo o cronograma anexado, o governo do estado do Rio de Janeiro tem até o dia 15 de janeiro para o cumprimento de exigências e mais seis meses para concluir as obras.

O governo federal está implementando Morar Seguro em Petrópolis, primeiro município a receber o programa, por causa do histórico de vítimas nas chuvas dos últimos anos. De acordo com o Ministério das Cidades, o objetivo é apoiar o reassentamento de mil famílias que residem em áreas cujas condições geológicas são tão graves que, técnica e economicamente, não são adequadas para obras de contenção. No programa, o governo do Rio vai fazer o reassentamento das famílias, a demolição das edificações e a recomposição ambiental da área, que, a partir daí, será fiscalizada pela prefeitura para evitar a reocupação.

Para o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, de Petrópolis, Jorge Maia, "é muito difícil deixar aquela casa que eles construiram há 10, 20, 30 anos e que custou todo o suor de uma família. Mas há o momento em que temos que desapegar de um bem material. Temos que ter coragem neste momento. A nossa vida e a de nossos entes queridos valem muito mais do que qualquer bem material”, disse.

Os moradores que vão ser reassentados terão três alternativas para passar a morar em um local seguro: compra assistida, indenização ou participação no Programa Minha Casa, Minha Vida. O cadastramento das famílias será feito pelo Instituto Estadual do Ambiente.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário