one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), relator da proposta, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que acaba com a ajuda de custo paga duas vezes ao ano aos parlamentares.

Imagem:

Compartilhar:

STJ anula condenação do senador Lindbergh Farias por improbidade

Criado em 05/11/13 17h05 e atualizado em 05/11/13 17h40
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado

Lindbergh Farias
A relatora Eliana Calmon entendeu que o senador deveria ter sido citado no processo aberto pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Wilson Dias / ABr)

Brasília - A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou hoje (5) a condenação do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) por improbidade administrativa. O senador era acusado de contratar irregularmente uma empresa de manutenção durante o período em que foi prefeito de Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense.

Leia também

Toffoli determina quebra de sigilo do senador Lindbergh Farias

Advogado diz que denúncias contra Lindbergh Farias são embasadas em relatório rejeitado de CPI

Os ministros seguiram voto da relatora Eliana Calmon. Ela entendeu que o senador deveria ter sido citado no processo aberto pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Na ação, Lindbergh foi condenado ao pagamento de multa equivalente a dez vezes o salário que ele recebia como prefeito, além da suspensão dos direitos políticos por cinco anos. 

A ministra considerou a falta de citação do senador uma falha insuperável. “O acórdão recorrido, ao concluir pela parcial procedência da demanda, não prejudicou apenas o ex-prefeito, que se viu apenado com a sanção de suspensão de direitos políticos e multa civil. A nulidade processual cometida prejudicou interesses também do Ministério Público, que se viu impossibilitado de produzir provas para demonstrar a responsabilidade dos demais réus indicados”, relatou a ministra.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário