one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio na Mata Atlântica

Imagem:

Compartilhar:

Anuário da Mata Atlântica é lançado no Rio

Criado em 10/12/13 15h39 e atualizado em 10/12/13 15h54
Por Agência Brasil Edição:Nádia Franco

Rio de Janeiro – Com o objetivo de reduzir a taxa atual de perda de biodiversidade, representantes da Convenção da Diversidade Biológica, tratado ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU), lançaram hoje (10) o Anuário da Mata Atlântica. A publicação deste ano inclui 20 metas, divididas em cinco objetivos. Até 2020, governos, autoridades ambientais e sociedade civil deverão cumprir essas metas em todo país.

O Anuário da Mata Atlântica é parte de um programa permanente da ONG Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, criado em 1999 com o objetivo de consolidar, atualizar e disponibilizar informações sobre o Bioma da Mata Atlântica de forma sistemática e periódica. O anuário possibilita também análises comparativas sobre os avanços e desafios na conservação, conhecimento científico e tradicional e o desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica, subsidiando projetos e políticas públicas.

Leia também outras notícias em Meio Ambiente

Segundo o presidente da ONG, Clayton Lino, o objetivo do projeto é integrar-se a política nacional, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, com o acompanhamento e a avaliação do cumprimento das metas. "Mais do que isso, pretendemos contribuir para criar mecanismos e fomentar ações nacionais e subnacionais, no sentido de cumprir e implementar os objetivos e metas no domínio Mata Atlântica e em suas regiões marinhas adjacentes."

De acordo com Lino, o anuário mostrará ao grande público a importância da preservação do meio ambiente. "Muitas vezes, a população está afastada das questões ambientais. Queremos realizar ações de integração para montar um mutirão em defesa da biodiversidade."  

Para o secretário de estado do Ambiente, Carlos Minc, todos os setores da sociedade vão ganhar com o desenvolvimento ambiental. "O meio ambiente está atrelado diretamente ao desenvolvimento da população e, quando se encontram maneiras de alavancar esse processo, a população precisa entender e abraçar essa causa", disse Minc. "O Rio tem grande potencial, e pode servir de vitrine para todo o Brasil", acrescentou o secretário.

Os objetivos e as metas definidos pela Convenção da Diversidade Biológica podem ser consultados no site da ONG Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário