one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil alcança mais de quatro milhões de empregos com carteira assinada

Imagem:

Compartilhar:

Criação de empregos até novembro tem pior resultado desde 2003

Criado em 20/12/13 18h29 e atualizado em 20/12/13 19h57
Por Ivan Richard Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Brasília - Apesar do crescimento de 0,12% na criação de empregos formais em novembro, na comparação com o mês anterior - o que significou o melhor desempenho para meses de novembro dos últimos três anos - o resulto do acumulado dos 11 meses de 2013 é o pior desde 2003.

O saldo entre admissões e dispensas de janeiro a novembro deste ano, de 1.546.999, supera apenas o registro em 2003, que foi 1.116.817. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o resultado é reflexo da queda do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. “O crescimento do PIB foi menor dos últimos anos. O crescimento [de janeiro a novembro deste ano] foi proporcional ao PIB”, justificou o ministro.

Leia também:

Rio de janeiro lidera criação de empregos formais em novembro

Impostos consumiram 35,85% da renda do brasileiro em 2013

Entre os oito setores de atividade pesquisados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (20), o comércio (com mais 103.258 postos) teve o melhor resultado em novembro. Já a indústria de transformação perdeu 34.266 postos com carteira assinada. Devido a motivos sazonais, como o fim da safra de café em Minas Gerais, a agricultura, com menos 33.183 postos, também se destacou negativamente.

Já entre as regiões do país, apenas a Centro-Oeste, prejudicada pela sazonalidade da agricultura, teve desempenho negativo no mês de novembro. Todas as demais, de acordo com o Caged, expandiram o nível de emprego formal. Em números absolutos, o Nordeste criou 32.454 vagas; o Sul, 25.090; o Sudeste, 3.008; e o Norte, 75.

No último balanço do Caged do ano, já que o resultado de dezembro será divulgado apenas em 2014, o ministro do Trabalho disse acreditar no crescimento da geração de empregos no ano que vem.

“Teremos investimentos em vários setores. O anuncio [do leilão do campo petrolífero] de Libra e da compra dos jatos pelo Ministério da Defesa gerou uma expectativa muito positiva. E já se começa a criar condições de discutir investimentos que vão ser demandados por essas indústrias”, avaliou.

O ministro ainda citou obras que devem receber investimentos privados, como portos e outras áreas da infraestrutura, “nas quais serão investidos bilhões de reais e que aumentarão o nível de investimentos estrangeiro”. Segundo Manoel Dias, “somando todos esses fatores, certamente, o número vagas de empregos em 2014 crescerá”.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário