one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Abertura do Fórum Mundial de Direitos Humanos tem homenagem a Mandela

Imagem:

Compartilhar:

Fórum Mundial de Direitos Humanos tem minuto de silêncio em homenagem a Mandela

Criado em 10/12/13 20h08 e atualizado em 11/12/13 00h13
Por Mariana Tokarnia Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília - A abertura oficial do Fórum Mundial de Direitos Humanos hoje (10) foi marcada com um minuto de silêncio em memória ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que morreu na semana passada. Pelo microfone, anunciou-se que o evento é dedicado ao líder da luta contra o racismo. O silêncio foi seguido de palmas. O embaixador da África do Sul no Brasil, Mphakama Mbete, recebeu uma buquê de rosas brancas, como homenagem ao ex-presidente.

Leia mais notícias

Confira a galeria de Imagens abertura oficial do Fórum Mundial de Direitos Humanos:

"Mandela contribuiu imensamente para a promoção da paz na África do Sul. Ele é lembrado pela proteção e promoção dos direitos humanos e pela equidade entre todos", disse Mbete. O embaixador ressaltou que o trabalho de Mandela continua sendo feito por milhões de pessoas em todo o mundo, pela Fundação Nelson Mandela, que dedicam-se a serviços comunitários.

"[Mandela] passou 27 anos na prisão e, depois quando saiu, em vez de alimentar ódio e separação, o que fez foi unir os contrários para criar uma democracia", disse o presidente da República em exercício, Michel Temer.

Já o diretor da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Pablo Gentili, ressaltou que os ideais do líder servem de exemplo. "Não podemos falar de Mandela sem lembrar que no Brasil um jovem negro morre a cada 30 minutos", disse.  

Mandela morreu na quinta-feira (5), aos 95 anos. Ele sofria de problemas respiratórios e estava recebendo cuidados médicos em casa. Foi a principal voz na luta pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid.

Nesta terça-feira, a homenagem a Mandela em Joanesburgo, África do Sul, reuniu representantes de mais de 100 países, incluindo a presidenta Dilma Rousseff e o presidente norte-americano, Barack Obama.

O Fórum Mundial de Direitos Humanos ocorre em Brasília até sexta-feira (13). O início do fórum marca também os 65 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. O encontro inclui conferências, debates temáticos e atividades que contarão com a presença de autoridades, intelectuais e profissionais reconhecidos internacionalmente. O objetivo é promover uma reflexão sobre o tema direitos humanos. O evento teve mais de 10 mil inscrições.

Em discurso, Temer defendeu que o fórum, que está na primeira edição, seja feito anualmente, em diferentes países. Ele propôs também que o Brasil seja patrocinador do evento, junto com o país-sede. Também na abertura do fórum foi assinada a portaria de convocação da 12º Conferência Nacional dos Direitos Humanos. A última conferência ocorreu em 2008.
 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário