one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dezenas de pessoas protestam contra a demolição de casas da Comunidade do Metrô, que fica às margens da Avenida Radial Oeste e próxima ao Maracanã. O trabalho de demolição está sendo feito pela prefeitura para que seja construído um parque no local

Imagem:

Compartilhar:

Continua demolição de casas na Favela do Metrô

Criado em 10/01/14 12h13 e atualizado em 10/01/14 12h41
Por Vinícius Lisboa Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Após protestos, policiais acompanham demolições na Favela do Metrô
Rio de Janeiro - Policiais militares permanecem na Favela do Metrô após uma tentativa dos moradores de fechar a Radial Oeste em protesto. Ocorreram demolições na terça-feira (7), mas estão suspensas (Tania Rego/Agência Brasil)

Rio de Janeiro – O trabalho de demolição das casas da comunidade Metrô-Mangueira, conhecida como Favela do Metrô, na zona norte, recomeçou na manhã de hoje (10). Policiais militares acompanham a ação, marcada por protestos dos moradores. No local, está prevista a construção de um parque linear e um pólo automotivo. De acordo com o subprefeito da zona norte, André Santos, a demolição e a retirada dos entulhos podem demorar até um mês e meio para serem concluídas.

Leia também no Portal EBC: 

Após protestos, policiais acompanham demolições na Favela do Metrô

Defensores de direitos humanos pedem que prefeitura reavalie desocupação da Favela Metrô

Ontem (09), após reunião com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro, da Defensoria Pública e de representantes das famílias que vivem na favela, a prefeitura voltou atrás e decidiu pagar aluguel social às pessoas que ocuparam as casas. Os moradores receberão o benefício no valor de R$ 400 até serem inseridos no programa Minha Casa, Minha Vida.

Inicialmente, o governo municipal informou que já havia indenizado os moradores da comunidade – que começou a ser desocupada em 2010,  e que os atuais moradores haviam invadido as casas após a desapropriação, cabendo a eles apenas vagas em abrigos municipais, se necessário.

Os moradores se queixam de que as demolições, que recomeçaram na terça-feira (7), não foram anunciadas, e que algumas casas foram destruídas com todos os pertences e documentos de famílias dentro.

A prefeitura afirma que o trabalho de remoção da comunidade começou em 2010 e que 662 famílias foram transferidas para imóveis dos condomínios Mangueira 1 e Mangueira 2, a poucos metros da comunidade. A remoção terminou em dezembro, quando as últimas famílias consideradas originárias pela prefeitura receberam imóveis no Bairro Carioca, em Triagem, também na zona norte.

No local, a situação é insalubre. Grande quantidade de lixo, valas de esgoto a céu aberto e entulho das demolições se acumulam nos becos da comunidade, que ocupam uma pequena área entre a linha do trem e a Avenida Radial Oeste, em frente à Universidade do Estado do Rio de Janeiro e próxima ao Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Nesse cenário, circulam crianças, jovens e idosos, que formam grande parte da comunidade. Ontem, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Marcelo Chalreo, visitou o local e classificou que as famílias se encontram em "estado de vulnerabilidade social".

Edição: Denise Griesinger
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário