one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes da Gama Filho são retirados do gramado atrás do Senado

Imagem:

Compartilhar:

Estudantes da Gama Filho são retirados da frente do Planalto

Criado em 20/01/14 22h02 e atualizado em 20/01/14 22h16
Por Mariana Tokarnia Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - Acampados desde quarta-feira (15) em frente ao Palácio do Planalto, os estudantes da Universidade Gama Filho foram retirados à força do local. As barracas, os colchões e os pertences dos estudantes foram todos apreendidos. A operação começou por volta das 19h30 e foi até quase às 21h. Os 13 estudantes que estavam no local resisitam e foram arrastados para um ônibus da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Eles foram encaminhados à Delegacia do Senado Federal. 

Leia mais notícias

A ordem da retirada veio do Senado Federal. A Polícia da Casa atuou em conjunto com a Polícia Militar. No local, estavam seis carros da PM e três da Polícia do Senado. Durante a operação, mais dois carros da Polícia Militar chegaram ao local. Os estudantes resistiram, se recusaram a deixar o gramado e foram carregados. Alguns choravam. A polícia usou spray de pimenta e atingiu uma das estudantes.

Os estudantes vieram do Rio de Janeiro para protestar contra o descredenciamento da Universidade Gama Filho e pedir a federalização da instituição. Eles ocuparam o gramado atrás do Senado Federal e em frente ao Palácio do Planalto para pedir uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. No dia 9, os estudantes protocolaram no Planalto o pedido de audiência, mas ainda não receberam resposta. "Se não fizermos pressão, não vão nos atender", diz a diretora de relações externas do Diretório Central dos Estudantes da instituição, Ana Flávia Hissa.

Segundo a policial legislativa, Aline Sayuri, os estudantes descumpriram o Ato Conjunto dos Presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados nº1, que diz que é vedada a colocação de "tendas ou similares" na área. O major da PM Cláudio Santos diz que, desde a ocupação, a polícia negocia a saída dos estudantes. "Imagina se todo brasileiro trouxer para cá tudo que quiser, como vai ficar a Esplanada dos Ministérios?", questiona. Segundo ele, os estudantes poderiam permanecer no local, desde que não acampassem.

"Negociamos várias vezes com a polícia. Eles nos disseram que poderíamos armar barracas por questões humanitárias, à noite ou em caso de chuva. Foi o que fizemos. Estamos apenas pedindo o nosso direito de estudar", diz o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Igor Mayworm. 

Está agendada para amanhã (21), uma reunião dos integrantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC) para discutir a política de transferência assistida dos estudantes das instituições mantidas pelo Grupo Galileo: a Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). São cerca de 12 mil estudantes, dos quais mais de 2 mil são estudantes de medicina.

A reunião ocorre por volta das 14h. Participarão representantes do MEC e das instituições integrantes do sistema federal de ensino, incluídas as instituições particulares devidamente credenciadas no ministério. A previsão é que o edital com as normas para a transferência assistida decorrente do descredenciamento das duas instituições seja publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira (23).

Com gritos de ordem, os estudantes deixam claro porque estão em Brasília: "Sou estudante, eu sou, eu quero estudar e a Galileo não quer deixar". Eles estão sem aula desde novembro, mesmo pagando regularmente as mensalidades.

Edição Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário