one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil vai produzir tetra viral a partir de 2013 e prevenir quatro doenças com uma picada: catapora, sarampo, caxumba e rubéola

Imagem:

Compartilhar:

Fortaleza prepara profissionais de saúde para controle do sarampo

Criado em 28/01/14 12h12 e atualizado em 28/01/14 12h22
Por Paula Laboissière Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Vacina tetra viral
O chamado dia D da campanha será no próximo sábado (1º), com a vacinação ampliada para postos de saúde de 14 municípios da região metropolitana (Creative Commons))

Ante o surto de sarampo registrado em Fortaleza, a Secretaria de Saúde do Ceará promove hoje (28) aulão para preparar profissionais de saúde para o controle da doença. Ao todo, mil gestores da área, médicos e enfermeiros de unidades básicas e de hospitais públicos e particulares de Fortaleza e da região metropolitana, divididos em duas turmas de 500, participam da iniciativa.

Leia também no Portal EBC: 

Programa Mais Médicos recebe dois mil profissionais de Cuba

Marcapasso melhora a qualidade de vida, diz pesquisa

De acordo com a secretaria, o objetivo é apresentar a atual situação epidemiológica do sarampo em todo o mundo, no Brasil e especificamente no estado; abordar a vigilância epidemiológica de casos considerados suspeitos; tratar dos aspectos clínicos da doença; e destacar a importância do diagnóstico e da imunização.

Dados da secretaria indicam que 75 casos suspeitos de sarampo foram notificados até o dia 24 de janeiro. Destes, dez foram confirmados por critério laboratorial, dez são suspeitos e 55 foram descartados pelos critérios clínico e laboratorial. Dos casos confirmados, seis são em menores de 1 ano de idade.

Ontem (27), postos de saúde em Fortaleza iniciaram uma campanha de vacinação contra sarampo em crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Os casos da doença na cidade foram registrados depois de 15 anos sem nenhuma notificação em todo o estado.

O chamado dia D da campanha será no próximo sábado (1º), com a vacinação ampliada para postos de saúde de 14 municípios da região metropolitana: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.

Durante a vacinação, crianças vão receber a vacina tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba e faz parte do calendário básico da vacinação. A expectativa é imunizar 160.551 crianças só em Fortaleza. Incluindo os 14 municípios da região metropolitana, a número aumenta para 246.036 crianças.

Segundo a Secretaria de Saúde, os casos confirmados em Fortaleza apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, estados vizinhos como Pernambuco e Paraíba, além de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina também estão com registros de casos.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário