one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cama disponibilizada pela Rede Cegonha em hospital do MS possibilita diversas posições no momento do parto

Imagem:

Compartilhar:

Política nacional vem como esperança para quem tem doenças raras

Criado em 28/02/14 20h41 e atualizado em 28/02/14 20h48
Por Aline Valcarenghi Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

No Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado hoje (28) , o professor de genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Roberto Giugliani, vê esperanças de mudança do cenário brasileiro na área, devido a criação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. Para ele, a medida vai criar uma lista de centros de referência e serviços especializados para facilitar o encaminhamento de pacientes diagnosticados com alguma das cerca de oito mil doenças raras registradas. "Os profisionais vão saber para onde mandar o paciente, essa é uma grande dificuldade hoje", disse.

Leia mais notícias no portal EBC

De acordo com o especialista, as dificuldades desse paciente começam quando ele busca os exames para ter o diagnóstico e, muitas vezes, nem desconfiam da possibilidade de o caso se tratar de uma doença rara. Depois de diagnosticar o paciente, hoje os médicos não têm clareza do local para encaminhá-lo. 

A subnotificação destas doenças e o fato de afetar poucas pessoas, em comparação a outras enfermidades, levam as doenças raras a serem desconhecidas até mesmo dos próprios médicos, resultando no diagnóstico tardio ou equivocado. Em alguns casos pode demorar 20 anos para a constatação de que uma pessoa sofre de doença rara.

Editor: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário