one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Debora Duprath vice-procuradora geral

Imagem:

Compartilhar:

Subprocuradora: decisões favoráveis à propriedade privada estimulam conflitos

Criado em 24/04/14 12h37 e atualizado em 24/04/14 12h52
Por Ivan Richard Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

A subprocuradora-geral da República, Débora Duprat, disse hoje (24) na Câmara que a preponderância de decisões judiciais favoráveis ao princípio da propriedade privada em detrimento da manutenção de áreas indígenas e a “inércia” do Poder Executivo têm estimulado um clima de conflito envolvendo os índios no país.

Leia também no Portal EBC: 

Ministro diz que 18 mil máquinas agrícolas deverão ser entregues até maio

Polícia Civil já ouviu oito PMs que participaram de tiroteio no Pavão-Pavãozinho

Durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a subprocuradora disse que tem havido “um certo padrão” nas decisões judicias contrárias aos índios e que grupos vulneráveis, como os sem-terra e quilombolas, estão sendo manipulados para ficar contra os indígenas.

“[Isso] é bastante grave, motivo de reflexão. Em que sociedade vivemos, qual destino queremos para essa sociedade? Se é essa sociedade em que o conflito vem sendo estimulado, fabricado, em que grupos vulneráveis estão sendo instrumentalizados para ficar uns contra outros”, argumentou Duprat.

A subprocuradora também criticou o Legislativo que, segundo ela, tem desrespeitado a Constituição e os princípios da Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ao tomar decisões relacionadas aos índios sem ouvir os povos indígenas.

“Percebemos que se não for esse o espaço do Congresso reservado aos povos indígenas, as comissões de direitos humanos na Câmara e do Senado, esses povos não são ouvidos por estas casas, embora esteja expresso na Convenção 169 que qualquer medida legislativas que afete povos indígenas e povos tribais deva ser precedida de consulta. Esse é um procedimento que não foi adotado e está longe de ser adotado.”

Editor: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário